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No seguimento do post Guia de como mudar de país/cidade.

 

Mais difícil do que dizer adeus a entes queridos e voar para um novo pais/destino, é todo o processo de enraizamento numa nova morada. Para saberem o que vos espera, e porque eu passei por isso recentemente aqui esta uma lista dos pontos que considero principais.

 

1. Encontrar casa

Ter um teto a que podemos chamar nosso é essencial para assentar num novo destino. Eu já partilhei algumas dicas no post anterior. Quero apenas acrescentar que ter pressa em encontrar casa pode resultar num sítio mais caro ou menos bom do que o originalmente previsto. Mas, de qualquer modo, é sempre possível mudar passados uns meses.

 

Nas duas situações em que movi de cidade com pouco tempo de antecedência, tive sorte e consegui alugar um apartamento em 3 dias.

 

2. Tornar a casa habitável

Mesmo que a casa esteja mobilada e "pronta a habitar" é sempre preciso comprar algumas coisas extra. Aqui esta a lista de coisas que considero essenciais e que comprei nesta ultima mudança:

1 lençol de banho

1 lençol + 1 édredon + 1 capa édredon + 1 almofada

1 tacho + 1 frigideira + 2 pratos + 3 talheres de cada + 1 colher de pau + 1 chávena

cabides + azeite + especiarias + sabão + papel higiénico

 

Apesar de haver muitos artigos para casa bonitos e fofinhos, tentei cingir-me a coisas essenciais e baratas. Consegui gastar apenas 15O€ e a almofada foi o item mais caro.

 

3. Fazer limpezas

Por favor digam-me que não sou a única maluca a fazer uma limpeza profunda a uma nova casa mesmo que ela pareça "limpa".  Isto inclui azulejos, portas, ventiladores, rodapés e, às vezes, paredes e tetos.

 

4. Encontrar atividades

Fazer atividades é uma boa forma de conhecer pessoas novas e de expandir horizontes para além da escola/trabalho. Podem começar por procurar aquilo que faziam na vossa terra de origem, ou então experimentar coisas totalmente novas.

 

Nas ultimas semanas experimentei (gratuitamente) uma aula de Crossfit, uma aula de Jiu-Jitsu Brasileiro, e uma aula de Kizomba. Também fiquei a conhecer os dois únicos bares desta terriola, visitei o monumento principal e fui a um museu. No futuro quero experimentar escalada, caminhadas a pé, esqui, bowling e conhecer a biblioteca.

 

5. Fazer amigos

Eu não sou a melhor pessoa para dar recomendações nesta área. O que eu tento fazer é expor-me ao maior numero de pessoas possível, socializar, e com sorte encontrar potenciais amigos.

 

Bons locais para conhecer pessoas novas são:

Boa sorte!

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09
Jan18

Review Serozinc

Produto

Serozinc, La Roche Posay (8.45€)

 

LP16440_big.png

Ingredientes

AQUA (99.15%)

SODIUM CHLORIDE (0.75%)

ZINC SULFATE (0.10%)

  

AQUA todos nós conhecemos e dispensa apresentações.

 

SODIUM CHLORIDE aka cloreto de sódio aka sal de cozinha. Outro ingrediente que dispensa apresentações que, no caso da cosmética, é utilizado como agente vinculante ou como espessante. A minha suposição (tendo em conta o meu muito limitado conhecimento de cosmética) é que o sal, em parte, ajuda a diminuir a oleosidade.

 

ZINC  SULFATE é utilizado para o tratamento do melasma (em concentrações de 10%)[1] e quando tomado sob a forma oral acelera a cicatrização[2]. No caso especifico do acne, a aplicação tópica de sulfato de zinco parece ter resultados irrelevantes[3][4].

 

A minha experiência

Já vou na segundo garrafa desta agua milagrosa que a internet tanto clama. Se noto alguma diferença na minha pele? Não sei dizer. No entanto, gosto do sentimento luxuoso de me borrifar com água que custa 82 euros por litro*.

 

Em relação à composição, a minha análise leva-me a crer que o Serozinc não passa de água em spray, com ingredientes pouco efetivos.

 

Produtos alternativos

Sensibio Eau Dermatologique, Bioderma (9.81€)

Água de Uva Bio, Caudalie (11.28€)

Eau Florale de Rose Bio, Melvita (11.50€)

 

 

(*) Eu não paguei este preço. Depois de correr 4 farmácias diferentes encontrei uma garrafa a 5 euros, o que baixou o custo para a módica quantia de 33 euros por litro

 

[1] Sharquie K. E. (2008). Topical 10% Zinc Sulfate Solution for Treatment of Melasma

[2] Iyer, L. M., Burroughs, A. M., Anand, S., Souza, R. F., & Aravind, L. (2017). Polyvalent Proteins, a Pervasive Theme in the Intergenomic Biological Conflicts of Bacteriophages and Conjugative Elements.

[3] Cochran R., Tucker S., Flannigan S.  (1985). Topical Zinc Therapy for Acne Vulgaris.

[4] Sharquie K. E. (2008). Topical therapy of acne vulgaris using 2% tea lotion in comparison with 5% zinc sulphate solution

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“Cagando estava a dama mais formosa,

E nunca se viu cu de tanta alvura”

- Bocage

 

 

Há uns tempos li um livro sobre o funcionamento e importância dos intestinos, cheio de anedotas interessantes e de factos que podem ser usados para desbloquear qualquer conversa de elevador. Apesar de não me lembrar de detalhes, há 3 lições que ficaram na minha memória e quero partilhar convosco.

 

I. Probióticos

O intestino esta populado por milhares de microrganismos que contribuem para o processo de digestão e que podem influenciar coisas tão variadas como inflamação sistémica, stress oxidativo, controlo glicémico, humor, acne, depressão, etc. As estripes e quantidade destes microrganismos são influenciadas pela nossa infância, hábitos alimentares e uso de antibióticos. Caso a nossa flora intestinal não seja ótima, é possível repopular o intestino utilizando probióticos.

 

Os probióticos nada mais são que microrganismos benéficos para os intestinos, encapsulados. As estripes mais vendidas e cujo efeito está mais estudado são os Lactobacilli e Bifidobacteria. Ao escolher um probiótico é importante considerar as estripes disponíveis, a concentração e a forma como estão encapsulados. Nalguns casos, a armazenagem ou transporte podem tornar os probióticos inviáveis.

  

A toma de probióticos tem apenas um senão, quando os probióticos deixam de ser tomados estes acabam por desaparecer do organismo.

 

II. Prebióticos 

Tão interessantes quanto os probióticos, mas menos célebres, são os prebióticos. De uma maneira simplista prebióticos são fibras não digeríveis que servem de "comida" para os microrganismos intestinais e podem melhorar a composição da flora intestinal. 

 

Os prebióticos podem ser consumidos através da alimentação ou de suplementos alimentares. Alimentos que contêm prebióticos incluem: raiz de chicória*, alcachofras, alho, alho francês, cebola, espargos e batatas/arroz cozidos e deixados arrefecer. Em relação a suplementos, o mais comum é sobre a forma de Inulin e encontra-se facilmente em lojas de suplementos online. A dose recomendada prebióticos para pessoas saudáveis é de 4 a 8 gramas por dia.

  

Eu tento tomar um copo de chicória dissolvida em água quente por dia. Como o sabor não é muito bom, misturo uma colher de sopa de chicória com uma colher de sopa de cacau e uma pitada de canela. Esta bebida tem aproximadamente 3gr de prebióticos. 

 

III. Posição de defecar

A forma ótima para defecar é numa posição agachada, bastante diferente da posição proporcionada pelos nossos tronos ocidentais. Ao defecar numa posição sentada, há um músculo que enlaça o reto e que o bloqueia, tornando necessário forçar para excretar. Pelo contrário, numa posição agachada este músculo deixa de servir de bloqueio, tornando o ato de excretar num exercício fluido.

 

Para quem não quer abdicar do conforto das sanitas modernas, mas quer usufruir dos benefícios de defecar numa posição anatomicamente correta, basta apenas colocar os pés num pequeno banco enquanto sentado na sanita. Este vídeo explica tudo:

 

 

Picture1.png 

 

Eu comprei o banquinho da imagem. É inacreditável, deixa de ser preciso fazer força para fazer cocó. Os dejetos fluem para forma do corpo auxiliados pela gravidade. Até o Momé, que no início achou o banco ridículo e inútil está convertido.

 

 

Concluído, para melhorar a saúde dos intestinos podemos tomar probióticos, comer prebióticos e defecar numa posição correta. Beber água e fazer exercício também também tem um impacto positivo.

 

Se me quiserem ajudar a enriquecer podem comprar o livro aqui

 

Boas cocózadas.

 

 

 

 

*Atenção ao escolher uma marca de chicória em pó, é sempre importante ler o rótulo e escolher a opção com maior percentagem de fibra.

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Ultimamente ando a achar que não faço nada de novo. Que passo demasiado tempo em frente ao computador e que a minha curiosidade pelo mundo diminuiu. Para contrariar este sentimento decidi compilar uma lista de coisas para aprender neste novo ano. Abri o Google, pesquisei "things to learn", "coisas para aprender" e escolhi o que me pareceu mais interessante. Aqui está a lista: 

 

  1. Algoritmos
  2. Aprender a aprender línguas depressa
  3. Árabe
  4. Canto
  5. Contar histórias de maneira interessante
  6. Decoração de interiores
  7. Desenhar
  8. Economia
  9. Esqui
  10. Estacionar em paralelo
  11. Excel
  12. Fazer auto-depilação às virilhas
  13. Fazer sombras com as mãos
  14. Fazer uma ligação direta
  15. Fotografia
  16. Identificar constelações
  17. Lembrar nomes de pessoas
  18. Maquilhagem
  19. Massagens
  20. Negociar
  21. Programar
  22. Psicologia
  23. Teatro
  24. Tricotar
  25. Xadrez
  26. Yoga

 

Para o primeiro trimestre de 2018 o meu objetivo é tentar o numero (9) e continuar a trabalhar o numero (11). No decorrer do ano espero voltar a esta lista e inspirar-me sobre coisas novas a aprender.

 

E vocês? Há algo novo que queiram aprender neste ano?

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27
Dez17

Boas Festas !

 

As minhas coisas favoritas de 2017:

 

Avivei amizades

Tornei-me fluente em francês

Recomecei a escrever no blog

Emigrei e comecei a viver com o Momé

Estou em melhor forma física que no inicio do ano

Fui a Cuba, Munique, Taizé, Luxemburgo, Cassis e Paris

Acampei sozinha no meio da floresta, atravessei uma fronteira à boleia

Sobrevivi um (quase) burnout, a uma mudança de casa, as uns dias sem-abrigo, à falta de emprego, ao fim das minhas poupanças e a duas mudanças de cidade. Aprendi algumas coisas sobre mim no processo.

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Decidi começar uma nova rubrica no blog chamada "As Senhoras Sabem Cozinhar". Nesta rubrica vou partilhar convosco receitas fáceis, com apenas 3 ingredientes e (relativamente) saudáveis.

 

Para começar decidi partilhar uma receita de caril.

 

Ingredientes

1 porção de proteína (eu usei tofu, mas frango também é uma boa opção)

1 pacote de leite de coco

3 colheres de sopa de pó de caril

 

Caril.png

 

 

Preparação

  1. Cortar a proteína em pedaços.
  2. Colocar num tacho o leite de coco + proteína aos pedaços + pó de caril + sal
  3. Assim que a mistura levantar fervura, baixar a temperatura e deixar cozinhar lentamente até a que a proteína esteja completamente cozinhada

 

Podem servir com arroz, vegetais ou simples.

 

Nível 2

Fazer um refogado com óleo de coco, cebola, alho e gengibre picados. Juntar a proteína e saltear juntamente com os pós de caril. Adicionar o leite de coco e deixar cozinhar lentamente.

 

Nível 3

Substituir o pó de caril, por uma mistura de especiarias. Eu gosto de usar açafrão, curcuma, cardamomo, cravinho, pedaços de malagueta, pimenta e colorau.

 

 

Se alguém completamente novo nas artes da cozinha tentar esta receita, deixe um comentário a narrar a experiência.

 

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O meu namorado, que de agora em diante passa a ser conhecido como Momé, tem gostos estranhos e caros (e, nalgumas situações, pindéricos).

 

Tendo em conta a nossa atual falta de espaço para guardar roupa e a vontade que ele tem de mudar de estilo, sugeri-lhe que ele fizesse um armário-cápsula imaginário. Desafiei-o a escolher 12 peças que combinassem entre si e fossem adequadas ao dia a dia dele.

 

O resultado foi uma cápsula que custa a módica quantia de 7.750 € e, portanto, completamente imaginária. Confesso que fiquei surpreendida porque achei que as escolhas dele iam ser ainda mais extravagantes.

 

Screen Shot 2017-12-13 at 13.32.49.png

 

1.PAUL SMITH / 2. TED BAKER / 3. BIKKEMBERGS / 4. BELSTAFF / 5. ALEXANDER MCQUEEN / 6. TRUE RELIGION / 7. CITIZENS OF HUMANITY / 8. VERSACE / 9. VERSACE / 10. KOZOKO / 11. ACNE STUDIOS / 12. BURBERRY

 

A minha peça preferida é a 5, e o vosso?

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08
Dez17

Hoje...

Hoje doí-me o joanete do pé esquerdo.

É o principio do fim.

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Nome

Ácido salicílico aka Beta-Hidroxiácido aka BHA aka C7H6O3

 

Idade

Conhecido desde 400 aC, mas apenas foi isolado em 1827.

 

Descrição

O acido salicílico é um esfoliante químico amplamente usado em cosmética e particularmente recomendado para pele acneica. É conhecido pela capacidade penetrar nos poros e pelas propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórias e pelo efeito regulador de sebo.

Acido SAlidico Nu (1).png

 

O produto

Salicycilic Acid 2% - The Ordinary (5.30 €)

 

Ingredientes

Aqua (Water), Hamamelis Virginiana Leaf Water, Cocamidopropyl Dimethylamine, Salicylic Acid, Dimethyl Isosorbide, Trisodium Ethylenediamine Disuccinate, Citric Acid, Polysorbate 20, Hydroxyethylcellulose, Ethoxydiglycol, Potassium Sorbate, Sodium Benzoate, 1,2-hexanediol, Caprylyl Glycol.

 

A minha experiência 

Toda entusiasmada com a minha nova aquisição decidi começar a usar acido salicílico todos os dias, da mesma forma que as bloggers de skincare fazem. Não notei nenhum efeito imediatamente depois da aplicação, ou seja, nada de ardores, picadas, ou alguma sensação de desconforto.

 

Dois ou três dias nesta rotina e comecei a sentir a minha pele a reagir de forma estranha. Principalmente sensibilidade às mudanças de temperatura, sempre que entrava numa sala mais quente ficava com a impressão de estar completamente vermelha. Parei de usar o ácido imediatamente e voltei à minha rotina de base (gel limpeza + agua termal + creme hidratante).

 

Percebi que não estava a usar o produto na forma mais correta e decidi educar-me. Aqui está a minha nova rotina:

 

  • Começar a utilização de forma faseada, dando tempo à pele para se habituar aos novos produtos

                           Semana 1: Uma vez (Domingo)

                           Semana 2: Duas vezes (Domingo & Quinta)

                           Semana 3: Duas vezes (Domingo & Quinta)

                           Semana 4: Três vezes (Domingo & Terça & Quinta)

                           Semana 5: reavaliar

  • Nos dias em que uso ácido salicílico é durante a minha rotina de noite, logo após o gel de limpeza.
  • Aplico 2 gotas uma de cada lado da zona do maxilar/queixo. Espalho pela cara usando pancadinhas e evitando toda a zona dos olhos
  • Eu sei que devia usar protetor, mas é Inverno e só vejo o sol durante 15 minutos, nos dias em que tenho sorte, portanto prefiro apanhar um bocadinho de vitamina D 

 

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Surpreendentemente o post que continua a gerar tráfego, anos depois de ter sido escrito é sobre camisolas térmicas.

 

Quatro anos depois estou totalmente convertida e as camisolas térmicas fazem parte do meu guarda roupa de Inverno. Tenho quatro, 2 brancas e 2 pretas, de diferentes modelos, da Uniqlo e da Impetus.

 

As minhas preferidas são as da Uniqlo. São finas, adaptam-se rapidamente às mudanças de temperatura, e a preta é suficientemente bonita para usar sem mais nada, caso o ambiente seja excecionalmente quente e eu tenha que remover uma camada.

 

As das Impetus são um pouco mais grossas, mas também são mais quentes. São as camisolas que uso quando sei que vou passar bastante tempo na rua e preciso de me manter quente sem estar enchouriçada. Também são as camisolas que uso quando visto camisas de linho durante o inverno. Com o tempo ganham um bocadinho de borboto, mas a verdade é que ao fim de 4 anos de uso intenso continuo a vestir a minha primeira camisola térmica.

 

Tudo isto para dizer que contactei os senhores da Impetus que, graciosamente, vão oferecer uma prenda de Natal antecipada aos leitores do blog:

 

25% de desconto em toda a loja online da Impetus!

 

Basta apenas utilizar o código: sersenhora

 

Resumindo (para efeitos de SEO): Cupão de desconto / código de redução para prendas de Natal para senhora e para homem tais como cuecas, camisolas térmicas, boxers, roupa interior térmica, robes, de uma marca portuguesa a Impetus.

 

Esta prenda é só para vocês porque eu não vou enriquecer com esta campanha.  

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