POMODOROS

Quando estou a trabalhar que faço é definir um objectivo e quando o alcanço faço uma pausa. O problema é que á medida que me canso, vou fazendo pausas cada vez maiores e tempo de trabalho menores, além de que fico muito angustiada, a contar quantas páginas me faltam para acabar, ou quantos exercicios me faltam fazer, etc. No outro dia, descobri descobri a polvora, ou pelo menos descobri uma maneira de aumentar imenso a minha produtividade. Os POMODOROS!

 

É simples, ponho o temporizador, trabalho 25 min e depois faço uma pausa de 5 min. Isto de maneira inflexivel e repeitando as horas. Adorei! Os pomodoros são perfeitos, fico concentrada, produtiva e além dos 25 min de concentração serem realmente produtivos consigo estudar por mais tempo.

 

Às vezes lemos imensas coisas sobre como organizar o tempo, como ser produtivo etc, mas nunca as pomos em prática, por preguiça ou outros motivos, está foi a prova de que precisava de que experimentar é bom. Por exemplo, hoje fiz 7 pomodoros, o que equivale a 3,5 horas de estudo. Nunca na vida, com o meu anterior método conseguiria estudar tanto tempo, e ainda por cima com rendimento elevado. Só para dizer que estes pomodoros não foram exactamente todos de seguida, fiz uma pausa grande no meio para jantar.

 

Estou mesmo feliz por ter experimentado está técnica, assim já não fico angustiada ao pensar na época de exames, vai ser simplesmente uma questão de organização. Estou ansiosa para experimentar isto não só no estudo puro e duro (vulgo marrar), mas também a escrever trabalhos, preparar apresentações, utilizar a internet de maneira produtiva (pesquisa), ler case studies, ler livros extremamente aborrecidos mas que ensinam coisas, etc. As possibilidades são infinitas.

 

 

 

 

 

Aqui ficam alguns links para quem quer saber mais sobre esta técnica:

 

http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2012/08/a-tecnica-do-tomate-aka-tecnica-pomodoro.html

http://www.pomodorotechnique.com/

http://www.pomodorotechnique.com/download/pdf/ThePomodoroTechnique_v1-3.pdf

 

PS. Se alguém me quiser dizer uma outra forma de escrever o mesmo que "etc" é bem vindo, acho que nunca escrevi um post com tantos "etc".

publicado por marttokas às 13:05 | link do post | comentar