Quarta-feira, 19.06.13

#4 As Senhoras comem

Este mês, tal como tinha planeado tenho andado a comer como deve ser. O meu maior problema é ter de ir almoçar muitas vezes a restaurantes com comida deliciosa e abundante. Tenho andado a dar preferência a peixe grelhado com saladas e a tentar comer menos entradas, a única coisa a que não consigo mesmo resistir são as sobremesas. O que tenho feito é começar a comer a meio da manhã, para não ter tanta fome ao almoço. Também tenho tentado evitar hidratos de carbono ao jantar. Basicamente o meu programa é esse.

 

Pequeno Almoço

Flocos de aveia com mel e canela

Chá

 

Lanche da Manhã

Batido muito bom (uma mixórdia que a minha mãe faz com beterraba e gengibre)

 

Almoço

Comida deliciosa

 

Lanche

Peça de fruta

 

Pré Treino

Pão com manteiga de amendoim

 

Pós Treino

Batido de proteína com banana

 

Jantar

Sopa (sem batatas)

publicado por marttokas às 11:43 | link do post | comentar | ver comentários (2)
Quinta-feira, 13.06.13

#3 As Senhoras têm uma pele limpa e luminosa

As Senhoras têm uma pele limpa e luminosa. O que eu quero dizer com isto é que as senhoras não têm acne, um problema que me acompanhou durante a adolescência e que decidiu reaparecer o verão passado. Ao fim de sucessivos médicos alternativos, pesquisas na internet, livros, conselhos e recomendações decidi ir á dermatologista. Não fiquei lá muito impressionada, depois de mal olhar para a minha cara recomendou-me um tratamento super agressivo (que eu acho que serve para todos), depois de alguma conversa lá me passou um gel de aplicação tópica o "Epiduo" e um antibiótico (que eu decidi não tomar).

 

A minha experiencia e pesquisa diz-me que que a borbulhas surgem devido a quatro motivos principais:

 

1. As borbulhas surgem quando a pele não está suficientemente limpa, o que faz com que os poros entupidos infectem e surjam borbulhas.

 

2. As borbulhas surgem devido a uma má alimentação, ao ingerir toxinas elas acabam por sair pela pele, sob a forma de borbulhas.

 

3. As borbulhas surgem quando os ciclos menstruais são superiores a vinte e oito dias, ciclos irregulares implicam níveis hormonais incertos o que provoca excesso de oleosidade e borbulhas.

 

4. Stress, fadiga e poluição também não fazem nada bem.

 

A minha rotina é esta: de manhã lavo a cara com o gel de limpeza da Normaderm da Vichy, ponho um creme hidratante também de linha Normaderm e depois BB cream (e maquilhagem suficiene para ter bom aspecto). À noite lavo de novo a cara e aplico o gel Epiduo, como acho que é um pouco agressivo, principalmente agora que se aproxima o (suposto) verão, estou a usa-lo alternadamente com um gel de Aloé Vera, assim evito a pele seca. Junto com a pílula e uma alimentação saudável acho que o tratamento está a fazer bastante efeito, espero que seja desta!

 

 

O meu conselho para quem luta contra o acne é: vão ao dermatologista.

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publicado por marttokas às 10:46 | link do post | comentar | ver comentários (4)
Terça-feira, 11.06.13

As Senhoras têm Calçado

Qualquer Senhora precisa de um calçado confortável para quando precisa de caminhar várias horas e explorar novos locais. Eu quando tenho mesmo de andar durante horas uso as minhas botas de montanha (que já devem ter perto de 500km e não são nada de senhoriais) e senti necessidade de um par de sapatilhas "pequenas" que fossem confortáveis e que pudesse usar sem deixar de parecer uma Senhora.

 

All Stars estão fora de questão, nunca gostei. Ked's parecem-me perfeitos, mas têm um preço proibitivo. Ao longo dos anos usei vários modelos de lona que nunca duraram mais que uma estação (rompem-se sempre). Desta vez acho que encontrei o par perfeito, e foi na Decathlon!

 

Newfeel - OneMany

 

 

Primeiro que tudo adorei o conceito. Têm numeros do 35 ao 50, o modelo é sempre o mesmo mas existem as mais variadas combinações de cores. Só custam 11€ (e parecem que vão durar) e a palmilha vende-se à parte (mais 11€). São leves, frescas e confortáveis. Eu que raramente tenho impulsos consumistas apeteceu-me levar logo dois pares, para ter opções de cores, mas depois de muito refletir, optei por umas cor-de-burro-quando-foge, que combinam com tudo e onde não se nota a sujidade.

 


 

publicado por marttokas às 23:41 | link do post | comentar
Quarta-feira, 05.06.13

2# O Cronograma Capilar

Quem viu este post há muito a trás viu a minha intenção de deixar crescer o cabelo. Embora de vez em quando tenha saudades do meu cabelo-curto-que-andava-sempre-perfeito, as aulas de pole dance dão-me uma motivação extra para deixar crescer o cabelo. Estou até a *pensar* colocar extensões, depois do verão, para acelerar o processo (nunca tenho muita paciência no que toca a deixar crescer o cabelo).

 

Entretanto é importante manter o cabelo saudável e com bom aspecto. Estava eu a ler os blogs do custo-me quanto encontrei isto o Cronograma Capilar. Faz todo o sentido, o cabelo tem diversas necessidades e assim conseguimos dar conta delas. É preciso hidratar (repor água), nutrir (repor lípidos) e reconstruir (repor proteínas) em quantidades diferentes de acordo com o cabelo de cada um(a). Lá fui eu a correr para o Continente para comprar uma máscara de cada. Depois de reflectir bastante e olhar para os rótulos trouxe estes comigo para casa:

 

 

Entretanto fiz mais um pouco de pesquisa (há imensa informação em blogs brasileiros) que compilei aqui:

 

1. Perceber as necessidades do cabelo

 

Cabelos opacos e secos -> Hidratação

Cabelos volumosos e com frizz -> Nutrição

Cabelos fragéis e quebradiços -> Reconstrução

 

Depois de olhar e apalpar o meu cabelo, percebi que está principalmente seco (como de costume) e cheio de frizz (odeio). Portanto vou focar na hidratação e na nutrição. A fase da reconstrução não é tão critica porque tenho um cabelo forte, nunca fiz nenhum tratamento químico e nunca tive paciência para usar placas de alisamento.

 

2. Comprar uma máscara para casa fase

 

 

 

Montagem: GARTOTA DE IPANEMA

 

 

Algumas marcas já trazem escrito na embalagem, mas para quem gosta de fazer pesquisa podem dar uma olhada aqui e comprar as mascaras com os com os ingredientes certos. Claro que eu não fiz pesquisa nenhuma, olhei para as prateleiras e pronto.

 

3. Dar potencia às máscaras

 

Hidratação: pantenol (cicalfate), açúcar/mel, glicerina vegetal bio destilada

Nutrição: azeite virgem extra, oleo de girassol, manteiga de karité

Reconstrução: queratina liquida

 

Surpresa! Eu nem sequer sabia que isto dava para fazer, mas para quem usa máscaras de supermercado parece-me o complemento perfeito, principalmente se utilizarmos ingredientes da dispensa. Eu usei mel e azeite, uma colher de sopa de cada, mais básico não há.

 

4. Montar um cronograma

 

Tendo em conta as necessidades de cada cabelo e a frequência com que o lavamos, montamos uma sequencia de hidratação, nutrição e reparação para quatro semanas. Aqui estão alguns exemplos bons. É importante não começar pela reconstrução pois se o cabelo não estiver hidratado e nutrido não vai fazer efeito. Após as quatro semanas deve-se voltar ajustar o cronograma.

 

Como aquilo que eu acho mais horrível e urgente no meu cabelo é o frizz vou-me focar mais na nutrição.

 

1º Hidratação, Hidratação, Nutrição

2º Hidratação, Nutrição, Nutrição

3º Hidratação, Nutrição, Nutrição

4º Hidratação, Nutrição, Reparação

 

5. Pôr em prática

 

Não vale a pena pesquisar e comprar se depois não pomos em prática. É só preciso um bocadinho de disciplina.

 

publicado por marttokas às 18:48 | link do post | comentar
Domingo, 02.06.13

Junho o mês da Perfeição

Junho vai ser o mês da perfeição. Estou mesmo motivada para me portar bem. Vou deitar-me cedo, comer frequentemente e fazer desporto. Vou cortar o cabelo, deixar de ter celulite, por creme hidratante, fazer um cronograma capilar e andar depilada. Estas são as minhas boas intenções, daqui a um mês dou-vos feedback.

 

O objectivo é, ao longo do mês ir escrevendo uns posts a relatar o transição de intenção para objectivos e acções concretas. Para identificar os post da série eles terão um "#" seguido de um numero antes do titulo.

 

 

#1

 

Deitar cedo: Objectivo às 10.30 começar a ir para a cama (aka desligar o computador)

publicado por marttokas às 22:14 | link do post | comentar

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