Sexta-feira, 28.03.14

As Senhoras Viajam - Roterdão e Nijmegen

Pois é, estou de volta à Holanda. Desta vez fui visitar o meu irmão e conhecer Roterdão e Nijmegen. Foi uma excelente viagem para fazer uma pausa e para me motivar a ser uma Senhora com recursos económicos e nunca mais fazer 30 horas dentro de um autocarro. 

 

Roterdão - de todas as cidades que já conheci Roterdão ganha o prémio de 'cidade menos preferida do mundo'. Se calhar as 15 horas de viajem não ajudaram e andar a pé, ao calhas pela cidade, também não contribuiu para conhecer os melhores sítios. Mas provei Dutch BitterBallen (bolas com o lado de fora de um nugget e o interior de um rissol de carne, com mostarda a acompanhar). Fez sol, mas muito vento e frio.

 

Nijmegen - a cidade mais antiga da Holanda, é pequena, acolhedora e bonita. Além de estar com o meu irmão (o mais importante!), comi crepes, nacos de vaca com imensas batatas fritas, vlann, chocolate quente, andei de bicicleta ao sol, à chuva e ao pedraço, vi o pôr e o nascer do sol no rio (nublado), provei as 'especialidades' locais, mandei candidaturas, molenguei no sofá, passei pelo red light e passeei pela cidade.

O bónus: fui às compras! Contive-me e só comprei coisas indispensáveis: umas calças de ganga (as antigas vão ser doadas), uns sapatos pretos de salto (não tão confortáveis quanto os anteriores), creme Nivea (essencial para sobreviver ao frio) e uma escova de viagem (perdi a minha em Nice e fazia-me falta), meias (nunca são demais) e um lenço cinzento da secção de homem (estava com desconto). 

 

  

PS. Acho que 4 dias sem maquilhagem fizeram maravilhas pela minha pele. O vento também deve ter ajudadado ao agir como esfoliante ambiental. 

tags:
publicado por marttokas às 01:37 | link do post | comentar | ver comentários (1)
Quinta-feira, 27.03.14

Era só o cabelo e a paisagem

 PS. Posts consistentes para breve

tags:
publicado por marttokas às 08:21 | link do post | comentar
Terça-feira, 11.03.14

Guarda Roupa Perfeito (e nómada)

Percorri um longo caminho desde aqui. Passei de uma fase em que não tinha mesmo nada para vestir (literalmente) para um momento em que posso dizer que tenho um guarda roupa composto. Tenho um estilo mais definido - é o resultado de horas a ver blogs de moda (aceitam-se mais sugestões); e tenho roupa que se adequa a quase todas as situações. Mesmo assim, com a perspectiva de mudar 3 vezes de país este ano, preciso de um guarda roupa funcional, versátil, que caiba dentro de duas malas e que pese menos de 23x2 kg. 

 

Comecei por fazer uma selecção da roupa que já tenho. Ao longo dos últimos dois meses fui pondo de lado roupa de que ja não gostava, principalmente roupa com um aspecto gasto ou não se enquadra no estilo "jovem Senhora". Na véspera da minha partida para Portugal (só um fim de semana!), dei uma volta mais profunda e separei alguma roupa para doar e outra para levar para Portugal. Espero que este post vos inspire para fazerem uma limpeza ao vosso guarda roupa!

 

1. Roupa de Desporto. É melhor começar por roupa onde é fácil exercer o desapego. Pus de lado um conjunto de calças e camisola térmicas. Afinal, a Primavera está a chegar e um conjunto térmico e 2 leggins são mais do que suficientes como equipamento de corrida. 

 

2. Roupa Interior. Pus de lado uns boxers amarelo-cor-de-ranho e um soutien roxo - como podem ver as minhas escolhas de cor para roupa interior são um bocado duvidosas. Cheguei à conclusão que preciso de comprar mais meias pretas (eu sempre misturei as meias, se forem todas pretas dá menos nas vistas), um soutien cai-cai que funcione mesmo e alguma roupa interior sexy (nada de cores extravagantes). 

 

3. T-shirts. Eu tenho a sensação que nunca são demais, neste momento estou com umas 10 mas consegui mandar uma cinzenta para Portugal. Fica a nota, no futuro comprar umas camisolas coloridas - vermelho.

 

4. Sapatos. Vou doar umas sabrinas pretas que me fazem doer os pés (já tenho outras) e as minhas sapatilhas de correr (foram substituídas por umas Nike que espero que durem os próximos anos). Tenho ainda de comprar uns sapatos de salto preto, para usar em ocasiões mais formais e substituir um par que está a ficar carecas. 

 

5. Calças, camisas, camisolas, saias e vestidos. São à medida, fica tudo comigo. Talvez num futuro próximo precise de substituir uma das minhas calças de ganga, mas para agora servem.

 

[imaginem uma foto]

 

Conclusão, olhando para o meu guarda roupa predominam os azuis, pretos e cinzentos. Ainda me faltam algumas peças de roupa para estar onde quero, principalmente depois de passar pela Zara que está cheia de coisas giras. Mas vou ser forte e só vou fazer compras depois de arranjar um estágio.

 

PS. Pode ser efeito placebo mas o Phytopolleine está mesmo a fazer efeito, até já me disseram que o meu cabelo está maior. 

 

tags:
publicado por marttokas às 10:11 | link do post | comentar | ver comentários (3)
Sexta-feira, 07.02.14

Bullet Journal

Então Senhoras, aspirantes e cavalheiros que visitam este blog, já compraram a vossa agenda para 2014? Então não comprem.

 

Apresento-vos o Bullet Journal !

 

Em toda a minha vida devo ter usado umas duas agendas. Uma enquanto andava no secundário, extremamente fininha que usava para apontar as datas dos testes e, mais tarde, uma do Fernando Pessoa que tinha o mesmo objectivo. Nos anos em que não tinha agenda fazia uma bela folha com os dias e meses do ano onde ia apontando os exames. Depois ia fazendo listas de coisas a fazer que colava-as nas paredes do quarto. E depois perdia as listas. Também guardava todos os talões e no fim do mês colectava-os numa folha de Excel e de vez em quando ia escrevendo alguns pensamentos em folhas soltas que se perderam todas. 

 

No inicio do ano descobri o sistema que parece perfeito para mim. Estive a testar durante o mês de Janeiro e, embora ainda precise de algumas afinações, parece ser mesmo ideal. Até sinto a minha produtividade a aumentar, ligeiramente.

 

 

 Avisem-me se experimentarem.

publicado por marttokas às 10:18 | link do post | comentar | ver comentários (2)
Domingo, 02.02.14

Como Escrever um CV à Senhora

Coisas que eu escrevo enquanto estou à procura de emprego:

 

Sinceramente acho que é uma tarefa impossível. Ando desde Novembro de volta do assunto, chego ao ponto em que acho que está perfeito, mostro a pessoas e pronto: uma avalanche de aspectos a melhorar. O pior é quando dizem que está bom e quando revejo encontro uma série de erros/incongruências/aspectos a melhorar. E depois dizem sempre: está aborrecido. Por enquanto ainda não sei como é que profissional e aborrecido não são sinónimos. 

 

 

Coisas que eu escrevi quando tinha um emprego, há quase um ano atrás:

 

Nesta altura do ano há uma vaga de recem licenciados que entram no mercado de trabalho. Passei os ultimos dois dias em frente ao computador a analisar currículos, depois de ver muitas barbaridades e alguns bons exemplos decidi partilhar a aqui as melhores práticas. Porque uma senhora tem um emprego! (ou pelo menos um currículo impecável)

 

E tudo começa com um currículo. É surpreendente a quantidade de pessoas que não sabe escrever um bom currículo, mesmo com toda a informação que existe na internet. Uma opção, mais ou menos segura, é o europass. 

 

0. Dados Pessoais

Nome completo, data de nascimento, morada, numero de telefone, email. Uma foto favorecedora (e profissional) e links de redes sociais profissionais são opcionais mas vêem-se cada vez mais.

 

Pessoalmente acho completamente descabido por informações como filiação, numero de BI, NIF Segurança Social e afins, situação militar, estado civil e outras coisas do foro pessoal.

 

1. Objectivo Profissional

Uma ou duas linhas a explicar o que procuram e algumas das vossas características.

 

2. Experiencia Profissional

Datas, nome da empresa, sector e local de actividade. Pequena descrição das principais tarefas e competências adquiridas (só para engenheiros: listar obras, local, e facturação; por vezes fotos são uma mais valia). Sempre do mais recente para o mais antigo, numa linguagem cuidada e concisa.

 

3. Educação

Data, universidade, faculdade, tipo de diploma e média obtida (qualquer nota acima de 12 fica bem no currículo). A escola mais antiga que devem incluir é a secundária (ninguém se interessa pela vossa escola primária, quem fez parte do ensino obrigatório no estrangeiro fica bonito referir isso). Não se esqueçam de colocar programas de erasmus/intercâmbio. Caso tenham feito alguma formação complementar especifica e relevante incluam-na aqui (nada de listar as mil palestras a que assistiram).

 

4. Línguas e Informática

Listar as línguas que sabem e os diversos programas informáticos. Fica sempre bem juntar o nível e o nome e nota do certificado (se tiverem).

 

5. Experiencias Extracurriculares

Se são/foram escuteiros, dirigentes associativos, praticam algum desporto ou fazem voluntariado devem listar aqui.

 

6. Características pessoais

Os modelos europeus por norma incluem isto. Eu por normalmente desconfio um bocadinho do que está escrito. Evitem palha e coisas que depois não consigam sustentar.

 

7. Hobbies

Tocar um instrumento, fazer crochet, viajar etc. Ajuda dar a conhecer um pouco mais do candidato, é interessante principalmente quando se tem pouca experiencia.

 

 

Todo o cv deve estar escrito numa linguagem cuidada, concisa e sem erros ortográficos. Dever ter uma fonte de fácil leitura (tamanho e tipo) e não deve ser demasiado extenso. Não é preciso escrever Curriculum no inicio, só estão a ocupar espaço útil. 

 

 Links Úteis: 

http://www.dayjob.com/content/cv-examples-430.htm

http://www.kent.ac.uk/careers/cv/CVProfiles.htm

 

Boa sorte!

tags: ,
publicado por marttokas às 20:12 | link do post | comentar
Segunda-feira, 27.01.14

Resoluções 2014 - Ter uma Pele do Rosto Lisa e Perfeita

Esta é a minha resolução desde que tenho 12 anos. Quem tem acne percebe o meu sofrimento e, apesar de ter havido alguns anos melhores, volta e meia nasce-me uma borbulha. Ou então são pontos negros. Ou pontos brancos. Ou poros dilatados. Ou então uso um cobertor sarnento a fazer de almofada e a minha cara entra em erupção - foi uma lição para a vida, nunca mais! Mas estou confiante de que:

 

2014 vai ser o ano em vou ter uma pele perfeita.

 

Depois de várias experiencias aqui vai a formula que resulta para mim:

 

1. Tomar a pílula

2. Evitar fritos

3. Utilizar cremes de farmácia (escolhido: Uriage Hyséac K)

4. Lavar a capa da almofada sempre que puser roupa a lavar (é o máximo de frequência de trocas que posso prometer a mim mesma)

5. Fazer uma máscara ao Domingo

6. Deixar o tempo fazer efeito

 

PS. Comprei meu primeiro creme de olhos. É da Nuxe e é para as primeiras rugas.

tags: , ,
publicado por marttokas às 19:24 | link do post | comentar | ver comentários (5)
Quarta-feira, 22.01.14

Resoluções 2014 - Doar

Uma parte importante de mim, algo que eu acho fundamental é dar de volta á sociedade aquilo que recebi. Durante os meus tempos de escuteira sempre tive isto muito presente. Doar o meu tempo à comunidade, ensinar os mais novos, ajudar nas festas da aldeia, etc. Durante um ano dei apoio escolar a miúdos do Bairro da Boa Vista e depois estive dois meses como voluntária em Moçambique. Agora que sou emigrante tornou-se mais difícil. Por um lado há a barreira linguística, por outro é muito mais fácil arranjar desculpas. Mas há uma maneira simples de contribuir para a sociedade: apoiar monetariamente instituições em que acreditamos!

 

2014 vai ser o ano em que vou fazer um donativo mensal (mesmo que seja pequeno)!

 

 

E já comecei, doei 10$ à Heifer Internacional (dá para comprar meia galinha) uma instituição que dá animais de quinta a famílias necessitadas por todo mundo, assim conseguem melhorar a sua alimentação com ovos e leite e têm uma nova fonte de receita. Esta é a instituição que um dos meus autores preferidos suporta, e o meu motivo (um bocadinho) egoísta, é porque quanto mais dinheiro for angariado mais depressa ele se concentra a escrever o terceiro livro da saga. 

 

Para Fevereiro a instituição vai ser esta:

 

publicado por marttokas às 12:34 | link do post | comentar | ver comentários (3)
Segunda-feira, 20.01.14

Resoluções 2014 - Deixar Crescer o Cabelo

Eu e o meu cabelo é uma saga sem fim. Com voltas, reviravoltas, cortes radicais e muitas questões exitenciais - principalmente nos dias em que preciso ter um cabelo de Senhora. Estava a ler este post da Garota de Ipanena, que é dona de um cabelão impressionante, e apercebi-me que nunca tive o cabelo mais comprido que a altura dos ombros. Portanto:

 

2014 é o ano em que vou ter um cabelo até ao meio das costas!

 

Então qual é o meu plano:

1. Cronograma Capilar - desta vez com produtos dos bons

2. Elixir Phytopolleine 

3. Deixar que o tempo faça efeito

 

 

PS: Todas as manifestações de solidariedade, carinho e incentivo são bem vindas

publicado por marttokas às 18:14 | link do post | comentar
Domingo, 19.01.14

Resoluções 2014 - Aprender a Maquilhar-me

Acabaram-se as desculpas, 2014 é o ano em que vou aprender a maquilhar-me como uma Senhora!

 

 

 

O Natal foi particularmente generoso e além de 2 kilos extra também ganhei uma palete (ou paleta?) de sombras de muitas cores (48 para ser mais exacta), e um conjunto de 8 pincéis que eu acredito serem mais que suficientes para as minhas necessidades e habilidades. Agora é só começar a praticar, com a ajuda de uns vídeos do Youtube. 

 

Lista de Compras
Batom rosa
Batom bordeaux
Liquido limpa pincéis
Mascara de pestanas
Primer
Base
BB Cream
Pó Compacto

 

PS: Aceitam-se sugestões de canais do Youtube, de preferência com gente que fale pouco.
publicado por marttokas às 21:03 | link do post | comentar
Segunda-feira, 25.11.13

Beleza

Na altura criei este blog foi com o objectivo de ir contando as minhas aventuras enquanto me tentava tornar numa Senhora. Afinal porque é que decidi ser Senhora?

 

TRB

"Nancy Etcoff, psicóloga clínica e professora da Universidade de Harvard, comprovou, através de um estudo científico, aquilo que mais temíamos: usar maquilhagem tem, de facto, um efeito na forma como as mulheres são percepcionadas profissionalmente."


Stoya

«This leaves out some major factors in conventional aesthetic appeal: genetic luck, having the resources to eat well, the time and money necessary to purchase and regularly use face creams, oils, scrubs, and other weird stuff like placenta-blood facials or whatever it is that people who go to spas are up to these days.

 

Dolly Parton once said, "It costs a lot of money to look this cheap," and I feel like it's important to make clear that it also takes a lot of work to look this natural. I think we do each other a disservice when we pretend that there's something laudable about ignoring the effort we put into our appearances or that there's something brave about admitting the fact that we do put that effort in.»

 

 

Depois deste texto do TBR e deste da Stoya pus me a pensar no que era para mim a beleza/aparência física. Afinal para que serve? Qual é a vantagem de sermos mais ou menos bonitos? Aqui se nota a minha formação académica, afinal qualquer pessoa com o meu curso tem tendência a pensar sempre em termos de custos e benefícios. Qual é a vantagem de parecer uma Senhora? É uma imagem de baixa manutenção (depois da atingirmos) e isso deixa-me energia para outras coisas mais importantes. É uma imagem que encaixa no mundo onde passo a maior parte do tempo, é simplesmente uma capa e a de Senhora é a que me serve melhor. É o que as pessoas esperam ver. Eventualmente à medida que me vão conhecendo, ou vendo em situações menos civilizadas (e são muitas) a capa vai caindo - os meus amigos riem-se sempre digo que tenho um blog de moda e beleza. Sem duvida que é confortável ser percebida como "normal" e que, olhar para o espelho pela manhã e pensar "sou bonita", me anima.

 

 

 

Acho que a beleza está principalmente nos olhos de quem olha. Basta um cabelo brilhante, uma pele lisa e roupa apropriada e qualquer um é "bonito". Mas, no meu ponto de vista, e sem querer soar a cliché, a verdadeira beleza vem de dentro. É energia que atrai os outros, uns chamam-lhe charme, alegria, sorriso, pessoas assim são como estrelas brilhantes no meio da multidão cinzenta. Mesmo que só brilhem às vezes.

publicado por marttokas às 13:36 | link do post | comentar | ver comentários (5)

pesquisar neste blog

 

Março 2017

D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

arquivos

tags

links