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Ultimamente ando a achar que não faço nada de novo. Que passo demasiado tempo em frente ao computador e que a minha curiosidade pelo mundo diminuiu. Para contrariar este sentimento decidi compilar uma lista de coisas para aprender neste novo ano. Abri o Google, pesquisei "things to learn", "coisas para aprender" e escolhi o que me pareceu mais interessante. Aqui está a lista: 

 

  1. Algoritmos
  2. Aprender a aprender línguas depressa
  3. Árabe
  4. Canto
  5. Contar histórias de maneira interessante
  6. Decoração de interiores
  7. Desenhar
  8. Economia
  9. Esqui
  10. Estacionar em paralelo
  11. Excel
  12. Fazer auto-depilação às virilhas
  13. Fazer sombras com as mãos
  14. Fazer uma ligação direta
  15. Fotografia
  16. Identificar constelações
  17. Lembrar nomes de pessoas
  18. Maquilhagem
  19. Massagens
  20. Negociar
  21. Programar
  22. Psicologia
  23. Teatro
  24. Tricotar
  25. Xadrez
  26. Yoga

 

Para o primeiro trimestre de 2018 o meu objetivo é tentar o numero (9) e continuar a trabalhar o numero (11). No decorrer do ano espero voltar a esta lista e inspirar-me sobre coisas novas a aprender.

 

E vocês? Há algo novo que queiram aprender neste ano?

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27
Dez17

Boas Festas !

 

As minhas coisas favoritas de 2017:

 

Avivei amizades

Tornei-me fluente em francês

Recomecei a escrever no blog

Emigrei e comecei a viver com o Momé

Estou em melhor forma física que no inicio do ano

Fui a Cuba, Munique, Taizé, Luxemburgo, Cassis e Paris

Acampei sozinha no meio da floresta, atravessei uma fronteira à boleia

Sobrevivi um (quase) burnout, a uma mudança de casa, as uns dias sem-abrigo, à falta de emprego, ao fim das minhas poupanças e a duas mudanças de cidade. Aprendi algumas coisas sobre mim no processo.

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Decidi começar uma nova rubrica no blog chamada "As Senhoras Sabem Cozinhar". Nesta rubrica vou partilhar convosco receitas fáceis, com apenas 3 ingredientes e (relativamente) saudáveis.

 

Para começar decidi partilhar uma receita de caril.

 

Ingredientes

1 porção de proteína (eu usei tofu, mas frango também é uma boa opção)

1 pacote de leite de coco

3 colheres de sopa de pó de caril

 

Caril.png

 

 

Preparação

  1. Cortar a proteína em pedaços.
  2. Colocar num tacho o leite de coco + proteína aos pedaços + pó de caril + sal
  3. Assim que a mistura levantar fervura, baixar a temperatura e deixar cozinhar lentamente até a que a proteína esteja completamente cozinhada

 

Podem servir com arroz, vegetais ou simples.

 

Nível 2

Fazer um refogado com óleo de coco, cebola, alho e gengibre picados. Juntar a proteína e saltear juntamente com os pós de caril. Adicionar o leite de coco e deixar cozinhar lentamente.

 

Nível 3

Substituir o pó de caril, por uma mistura de especiarias. Eu gosto de usar açafrão, curcuma, cardamomo, cravinho, pedaços de malagueta, pimenta e colorau.

 

 

Se alguém completamente novo nas artes da cozinha tentar esta receita, deixe um comentário a narrar a experiência.

 

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O meu namorado, que de agora em diante passa a ser conhecido como Momé, tem gostos estranhos e caros (e, nalgumas situações, pindéricos).

 

Tendo em conta a nossa atual falta de espaço para guardar roupa e a vontade que ele tem de mudar de estilo, sugeri-lhe que ele fizesse um armário-cápsula imaginário. Desafiei-o a escolher 12 peças que combinassem entre si e fossem adequadas ao dia a dia dele.

 

O resultado foi uma cápsula que custa a módica quantia de 7.750 € e, portanto, completamente imaginária. Confesso que fiquei surpreendida porque achei que as escolhas dele iam ser ainda mais extravagantes.

 

Screen Shot 2017-12-13 at 13.32.49.png

 

1.PAUL SMITH / 2. TED BAKER / 3. BIKKEMBERGS / 4. BELSTAFF / 5. ALEXANDER MCQUEEN / 6. TRUE RELIGION / 7. CITIZENS OF HUMANITY / 8. VERSACE / 9. VERSACE / 10. KOZOKO / 11. ACNE STUDIOS / 12. BURBERRY

 

A minha peça preferida é a 5, e o vosso?

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08
Dez17

Hoje...

Hoje doí-me o joanete do pé esquerdo.

É o principio do fim.

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Nome

Ácido salicílico aka Beta-Hidroxiácido aka BHA aka C7H6O3

 

Idade

Conhecido desde 400 aC, mas apenas foi isolado em 1827.

 

Descrição

O acido salicílico é um esfoliante químico amplamente usado em cosmética e particularmente recomendado para pele acneica. É conhecido pela capacidade penetrar nos poros e pelas propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórias e pelo efeito regulador de sebo.

Acido SAlidico Nu (1).png

 

O produto

Salicycilic Acid 2% - The Ordinary (5.30 €)

 

Ingredientes

Aqua (Water), Hamamelis Virginiana Leaf Water, Cocamidopropyl Dimethylamine, Salicylic Acid, Dimethyl Isosorbide, Trisodium Ethylenediamine Disuccinate, Citric Acid, Polysorbate 20, Hydroxyethylcellulose, Ethoxydiglycol, Potassium Sorbate, Sodium Benzoate, 1,2-hexanediol, Caprylyl Glycol.

 

A minha experiência 

Toda entusiasmada com a minha nova aquisição decidi começar a usar acido salicílico todos os dias, da mesma forma que as bloggers de skincare fazem. Não notei nenhum efeito imediatamente depois da aplicação, ou seja, nada de ardores, picadas, ou alguma sensação de desconforto.

 

Dois ou três dias nesta rotina e comecei a sentir a minha pele a reagir de forma estranha. Principalmente sensibilidade às mudanças de temperatura, sempre que entrava numa sala mais quente ficava com a impressão de estar completamente vermelha. Parei de usar o ácido imediatamente e voltei à minha rotina de base (gel limpeza + agua termal + creme hidratante).

 

Percebi que não estava a usar o produto na forma mais correta e decidi educar-me. Aqui está a minha nova rotina:

 

  • Começar a utilização de forma faseada, dando tempo à pele para se habituar aos novos produtos

                           Semana 1: Uma vez (Domingo)

                           Semana 2: Duas vezes (Domingo & Quinta)

                           Semana 3: Duas vezes (Domingo & Quinta)

                           Semana 4: Três vezes (Domingo & Terça & Quinta)

                           Semana 5: reavaliar

  • Nos dias em que uso ácido salicílico é durante a minha rotina de noite, logo após o gel de limpeza.
  • Aplico 2 gotas uma de cada lado da zona do maxilar/queixo. Espalho pela cara usando pancadinhas e evitando toda a zona dos olhos
  • Eu sei que devia usar protetor, mas é Inverno e só vejo o sol durante 15 minutos, nos dias em que tenho sorte, portanto prefiro apanhar um bocadinho de vitamina D 

 

Produtos alternativos

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Surpreendentemente o post que continua a gerar tráfego, anos depois de ter sido escrito é sobre camisolas térmicas.

 

Quatro anos depois estou totalmente convertida e as camisolas térmicas fazem parte do meu guarda roupa de Inverno. Tenho quatro, 2 brancas e 2 pretas, de diferentes modelos, da Uniqlo e da Impetus.

 

As minhas preferidas são as da Uniqlo. São finas, adaptam-se rapidamente às mudanças de temperatura, e a preta é suficientemente bonita para usar sem mais nada, caso o ambiente seja excecionalmente quente e eu tenha que remover uma camada.

 

As das Impetus são um pouco mais grossas, mas também são mais quentes. São as camisolas que uso quando sei que vou passar bastante tempo na rua e preciso de me manter quente sem estar enchouriçada. Também são as camisolas que uso quando visto camisas de linho durante o inverno. Com o tempo ganham um bocadinho de borboto, mas a verdade é que ao fim de 4 anos de uso intenso continuo a vestir a minha primeira camisola térmica.

 

Tudo isto para dizer que contactei os senhores da Impetus que, graciosamente, vão oferecer uma prenda de Natal antecipada aos leitores do blog:

 

25% de desconto em toda a loja online da Impetus!

 

Basta apenas utilizar o código: sersenhora

 

Resumindo (para efeitos de SEO): Cupão de desconto / código de redução para prendas de Natal para senhora e para homem tais como cuecas, camisolas térmicas, boxers, roupa interior térmica, robes, de uma marca portuguesa a Impetus.

 

Esta prenda é só para vocês porque eu não vou enriquecer com esta campanha.  

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Depois de analisar as despesas do último ano percebi que o meu maior gasto é com comida. Sim, gasto mais em comida que com a renda do apartamento. No caminho para ser milionária, um conceito fundamental é gastar menos do que ganha. Portanto foquei-me em como posso reduzir os meus gastos em comida, sem comprometer o valor nutricional e a qualidade da minha alimentação.

 

Há técnicas bastante conhecidas, como usar promoções, ir aos supermercados mais baratos, evitar desperdícios, fazer um menu semanal, preparar uma lista de compras, entrar no supermercado apenas uma vez por semana, levar a marmita para o trabalho, etc. Eu utilizo as técnicas acima de uma maneira mais ou menos consistente, mas quis ir mais longe. Como que passar fome não é uma opção e não quero que as pessoas do meu contexto social fiquem a pensar que sofro de dificuldades financeiras, estive à procura de uma forma saudável e barata de comer.

 

A solução foi escolher uma esquisitice alimentar. Claramente, esquisitices alimentares são coisa de gente rica. Também têm também a vantagem de se tornarem num assunto de conversa à falta de tópicos mais interessantes durante a hora de almoço. Então qual é a esquisitice alimentar que mais ajuda a poupar dinheiro? Ser vegetariano!!

 

Tornar-me vegetariana sempre esteve longe dos meus planos, afinal eu gosto muito de carnes, presunto, bacon, peixes, marisco. Mas tendo em vista o motivo de força maior que é tornar-me milionária decidi ser vegetariana à hora de almoço. Quando questionada sobre a minha opção nunca refiro falta de dinheiro, afinal há muitas outras razoes para ser vegetariano:

 

  1. É mais saudável, reduz o risco de doença cardíaca, previne o cancro e retarda o processo de envelhecimento.
  2. É mais ecológico, o metano produzido pelas vacas (vulgos puns) contribui para o efeito de estufa, a produção de animais está relacionada com a redução de habitats selvagens, erosão dos solos, consumo excessivo de água e poluição.
  3. É melhor para os animais que são comidos, os animais preferem estar vivos, de preferência em condições dignas.
  4. Vi uma conversa no TED 
  5. É bom para o engate (de acordo com o meu irmão vegan)
  6. É mais difícil ter uma indigestão por comida estragada (de acordo com o meu irmão vegetariano)
  7. É a comida mais saborosa quando requentada no micro-ondas (o meu argumento preferido)

Fonte: A Cabeça de Lexi Soares

 

Espero que vos tenha inspirado. Quanto estiver completamente satisfeita com a forma como organizo as minhas refeições vegetarianas partilho. 

 

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Este é um livro sobre longevidade. Na primeira parte o autor entrevista centenários em 4 “Zonas Azuis”, Sardenha (Itália), Okinawa (Japão), Loma Linda (USA), e Nicoya (Costa Rica) sobre os que comem, o seu estilo de vida e as suas motivações para acordarem todos os dias. Na segunda parte, a informação recolhida nas entrevistas é destilada em 9 lições que podem ser facilmente postas em prática.

 

LIÇÃO 1: Mover Naturalmente

Ser ativo de uma forma inconsciente, e incorporar exercício no dia a dia.

 

"Uma combinação de quatro tipos de exercícios manterá o corpo equilibrado e forte. Resistência: atividades como caminhadas, natação e ciclismo melhoram a saúde do sistema cardiovascular. Força: o levantamento de pesos aumenta e mantém os músculos. Flexibilidade: o estiramento mantém a flexibilidade. Equilíbrio: o equilíbrio praticando através de atividades como ioga ajudará a evitar quedas." 

 

Eu tento subir escadas em vez de ir utilizar escadas rolantes. Vou para todo lado de bicicleta ou a pé em vez de transportes públicos. Faço exercícios de força 2 vezes por semana.

Claramente estou a falhar no cardio, na flexibilidade e no equilíbrio.

 

LIÇÃO 2: Hara Hachi Bu

Cortar 20% das calorias sem esforço. Comer o suficiente de maneira a não ter fome, mas não o suficiente para ficar cheio.

 

Quando como em casa e sou eu a cozinhar sigo esta regra. Os meus cozinhados por norma são simples e incentivam comer apenas o necessário. Se fizer um prato mais apetitoso, ou for um restaurante o mais certo é enfardar.

  

LIÇÃO 3: Plantas

Evitar carne e comidas processadas. Comer principalmente leguminosas, cereais integrais e vegetais da horta.

 

Tento não comer comidas processadas, até porque estou a tentar reduzir gastos desnecessários e a cozinhar em casa o mais frequentemente possível. Em relação à carne estou a tentar ser vegetariana ao almoço, cinco dias por semana (mais sobre o assunto num post no futuro próximo).

Já não tenho vegetais da horta porque estou longe de casa dos meus pais. Há alguns alimentos processados aos quais não consigo resistir e acabo por comprar batatas fritas/doritos, amendoins e enchidos/presunto/bacon mais ou menos uma vez por semana.

  

LIÇÃO 4: Uvas da Vida

Beber vinho tinto (em moderação).

 

Desde que deixei de estudar que o meu consumo de bebidas alcoólicas reduziu drasticamente e, paralelamente, o meu consumo de vinho tinto também desceu. Nos últimos anos só bebo vinho quando o vinho é mesmo muito bom, quando a refeição "puxa" um copo de vinho, ou quando tenho saudades de Portugal e bebo um Porto.

Sinceramente esta não é uma lição que pretenda incorporar na minha vida nos próximos tempos.

 

LIÇÃO 5: Propósito Agora

Tirar um tempo para ver o panorama geral.

 

Gente que lê este blog, quando eu souber a razão da minha existência aviso. Até lá vou fazer o meu melhor para evitar questões existenciais.

 

LIÇÃO 6: Diminuir

Tirar um tempo para aliviar o stress.

 

Hoje o meu nivel de stress é quase inexistente. No entanto o livro faz duas recomendações que eu considero interessantes e que vou começar a adotar.

  • Planear chegar com 15 minutos de antecedência

Tendo em conta os meus atrasos crónicos, penso isto vai melhorar a qualidade de vida das pessoas à minha volta. Como primeiro passo comecei a mentalizar-me para chegar 5 min mais cedo.

  • Meditar

Fiz 10 sessões de meditação seguidas com a aplicação Headspace e acho que me ajudou a sobreviver ao periodo de maior stress da minha vida. Pode ser que repita a experiencia em breve.

 

LIÇÃO 7: Pertencer

Participar numa comunidade espiritual.

 

Decidi testar esta lição durante uma semana. De segunda a sexta acordei cedo e participei num grupo que se junta para rezar o terço todas as manhãs. Eu era de longe a mais nova, acho que tinha um terço da idade média das participantes. Mesmo assim, foi muito agradável ter uma motivação para sair da cama cedo todas as manhãs, ter um momento introspetivo, falar português em voz alta e conviver com as senhoras à volta de um café.  

 

LIÇÃO 8: Amados Primeiro

Tornar a familia uma prioridade.

 

Quando estou em Portugal vivo a 5 minutos da minha tia e avó. A minha família junta-se sempre para os almoços de sábado e domingo. Aliás, o sentido de família foi uma das coisas que mais impressionou o meu namorado das primeiras vezes que foi a Portugal. Agora que estou longe é diferente, falo com os meus pais uma vez por semana, e esporadicamente ligo ao resto da família (principalmente à minha avó).

 

LIÇÃO 9: A Tribo Certa

Estar rodeado por aqueles que partilham os valores das “Zonas Azuis”.

 

Estou muito longe desta lição. Mas acredito que devemos sempre começar por trabalhar em nós próprios primeiro.

 

 

Se me quiserem ajudar a enriquecer podem comprar o livro aqui

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Porque é Natal, e porque eu tenho esperança que alguém da minha família leia isto e passe a mensagem, aqui está a lista de coisas que eu gostava que o Menino Jesus me trouxesse este ano.

 

Kobo 

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A maioria dos livros que leio são em formato eletrónico e começo a ficar um bocado cansada de ler no computador. Os Kobos são leves, têm luz incorporada, não fazem mal aos olhos e não afetam os padrões de sono. Como é que eu sei isto? Comprei um Kobo com o meu primeiro ordenado, usei-o extensivamente até ao triste dia em que deixou de fazer parte da minha vida. Nunca me recompus da perda. Eu sei que é um presente caro, portanto podem fazer uma vaquinha.

 

Casaco de Penas

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Estou a viver numa cidade onde as temperaturas esperadas para os próximos meses variam entre 3°C e -5°C. Os meus casacos de inverno não estão preparados para estas temperaturas. Por favor ajudem-me a sobreviver ao inverno e dêem-me este casaco. Mais uma vez podem fazer uma vaquinha. O meu tamanho é o M. Cinzento.

 

Manta de Usar à Volta do Pescoço

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Há algum tempo que quero uma destas, mas são um bocadinho acima do que o permitido pelo meu orçamento. São bonitas, quentes (100% lã), e de produção portuguesa.

 

Calças de Ganga

Não tenho nenhuma ideia concreta daquilo que quero a nível de corte ou lavagem, mas esta começa a ser uma necessidade urgente. O meu único par, além de ter um remendo na zona dos glúteos, só deve durar mais um mês antes de romper está roto.

 

Cuecas de Período

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Estas cuecas parecem ser uma boa alternativa para mulheres preguiçosas (eu) nos dias de menos fluxo. Têm um poder absorvente igual a 2 tampões, mas com uma aplicação mais cómoda,  basta usar as cuecas (como faço quase todos os dias) e mais nada. Além de que são muito mais bonitas que as minhas atuais cuecas-para-dias-de-período. O meu tamanho é o M e o meu modelo preferido é o Cheeky em preto. Se me quiserem mesmo dar este presente, podem usar o meu desconto de 10$.

 

Meias de Algodão Pretas

Faz frio e meias nunca são de mais. Se me oferecerem meias térmicas, não muito grossas ainda melhor.

 

 

 

 

Faltam 31 dias para o Natal. Amanhã é Black Friday. Segunda é CiberMonday. Este post não foi publicado hoje por coincidência.

 

 

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