Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Ser Senhora

Esta é a história de como me tornei Senhora. Uma Senhora a sério.

Ser Senhora

Esta é a história de como me tornei Senhora. Uma Senhora a sério.

Decoração para Iniciantes

Julho 31, 2020

Pela primeira vez na vida decidi decorar o espaço onde vivo. Foi o resultado de uma conjugação única de espaço suficiente, disponibilidade financeira e vontade de viver num sitio agradável que contribua para me sentir melhor.

Escrevi o primeiro rascunho deste artigo no início do ano, enquanto me estava a educar sobre decoração. Vários meses depois, acho que já percebo um bocadinho do assunto e pus em prática os meus conhecimentos ao decorar um quarto e uma casa de banho. Neste artigo quero partilhar convosco algumas ideias chave sobre decoração. Pode ser que faça um segundo artigo com o antes e o depois dos dois espaços que decorei.

0. Destralhar

Não vale a pena fazer esforços cosméticos quando se vive no meio da tralha. Para mim, o primeiro passo é sempre destralhar.

 

1. Desenvolver sensibilidade estética

Da mesma forma que andar vestido e ter um sentido de estilo pessoal não é inato, e é algo que é preciso trabalhar e apurar, também é preciso desenvolver uma sensibilidade estética para a decoração. Nos dois casos o processo é semelhante, é preciso estar exposto ao máximo de conteúdo visual possível. Aqui está uma lista daquilo que fiz:

  • Vi muitos vídeos no Youtube de "bedroom makeovers” em estilos diferentes
  • Comecei a jogar "Design Home" no telemóvel
  • Vi um reality show de decoração no Netflix
  • Subscrevi sub-Reddits de decoração  r/DesignMyRoom/ r/AmateurRoomPorn r/InteriorDesign/
  • Li alguns artigos
  • Visitei lojas de mobília e decoração, principalmente online (Ikea, made.com)
  • Criei um board no Pinterest e comecei a guardar imagens de que gostava

Demorei um pouco de tempo até perceber o que gostava realmente e o que funcionava para mim e para o meu estilo de vida. Lá por uma imagem do Pinterest parecer maravilhosa, não quer dizer que adeque à minha vida. E foi difícil perceber a diferença entre gosto, mas-fica-bem-na-casa-dos-outros e o gosto, funciona-na-minha-vida-e-quero-olhar-para-isto-todos-os-dias.

 

2. Pensar na função da divisão

Na minha perspetiva uma casa, acima de tudo, é para ser vivida. Não vale a pena ter uma casa que fica bonita nas fotografias, se depois não é funcional. O design tem de contribuir para evitar as pequenas fricções do dia a dia e facilitar a vida das pessoas que ocupam o espaço.

Por exemplo, aqui estão as funções de duas divisões:

  • Quarto: dormir, ler, guardar roupa, fazer esticamentos, usar o computador
  • Casa de banho: necessidades fisiológicas, tomar banho, lavar as mãos, lavar a cara, guardar atoalhados e cremes para o rosto que estão em uso, pôr a roupa suja

 

3. Arrumar a mobília de forma a potencializar a função da divisão

A mobília deve estar colocada de forma a que seja fácil executar as funções de cada divisão. Quando já se tem mobília, nada como arrastar tudo de um lado para o outro, testar vários posicionamentos e ver o que funciona melhor.

Quando não se tem mobília, ou se quer imaginar o efeito de uma nova peça, este site pode dar um ajuda. É gratuito, dá para criar uma divisão com o tamanho personalizado, adicionar mobília, e ver como é que mobílias de diferentes tamanhos, organizadas de diferentes formas jogam entre si.

Aqui estão algumas dicas sobre posicionamento de mobília 

  • Evitar encostar todas as peças mobília às paredes
  • Encostar a cama a uma parede, centrada, e de preferência de frente para a porta
  • Guardar a loiça num sitio que seja acessível quando a máquina de lavar está aberta (demorei 2 semanas até perceber esta)

 

4. Definir o ambiente do espaço

Depois de pensar na função é importante pensar no tipo de ambiente que querem sentir em cada divisão. Por exemplo, eu gosto de quartos calmos, minimalistas, mas acolhedores e relaxantes. Em casas de banho gosto de sentir energia, ter uma luz que me favoreça e de ter apenas o essencial.

Muitas vezes, o mais fácil é traduzir um ambiente num estilo específico. Eu acho que, para além de replicar um estilo, é importante pensar no que já têm em casa (e tentar reaproveitar ao máximo) e também refletir em cores, texturas, iluminação e peças chave.

  • Estilo

Identificar um estilo de que gostam facilita muito o processo de encontrar inspiração, porque se passa saber o nome e as palavras chaves a pesquisar. Eu fiz alguns “testes” (1, 2) para perceber o que gostava. Não foi a solução imediata para saber como decorar o sitio onde vivo, mas foi um ponto de partida para afinar os meus quadros de inspiração no Pinterest. A titulo de exemplo, aqui estão algumas fotos de estilos de decoração populares.

Modern Home

Open Plan Bedroom Decorate Design

Camp Hill Property Styling

(Estilo Moderno / Contemporaneo / Minimalista. Imagens daqui.)

  • Cores

Alguns estilos têm um conjunto de cores diretamente associadas, por exemplo o branco e o estilo escandinavo. Outros estilos são mais flexíveis. As cores influenciam o ambiente da divisão, a forma como a luz interage com o espaço e até pode influenciar o humor das pessoas que aí vivem. Aqui está um link que explica um pouco o impacto de cada de cada cor. A titulo de exemplo pessoal, o amarelo é uma cor que me irrita.

A maioria das pessoas não vai decorar uma divisão apenas com uma única cor. Regra geral, a internet recomenda usar um rácio de cores de 60% - 30% - 10%. Uma cor principal que ocupe 60% da divisão (ex. paredes), uma cor secundária com uma representação de 30% (ex. mobília), e uma cor acentuar que apenas ocupa 10% do espaço (ex. bibelots).

Se precisarem de procurar tintas de todas as cores, este site ajudou-me bastante. 

  • Texturas & Padrões

Além das cores também dá para jogar com texturas e padrões para obter o ambiente desejado. Nas paredes a solução mais óbvia para acrescentar padrões e texturas é utilizar papel de parede.

Na mobília é possível optar por acabamentos metálicos, em madeira, em vidro ou em pedra para trazer dimensão à divisão. A nível têxtil, opções diferentes transmitem sensações diferentes. Acho que o algodão dá um ar neutro e discreto. Enquanto que o linho, veludo ou mesmo lã são têxteis (a meu ver) com mais personalidade.

O padrões podem ser incorporados em acessórios como tapetes, almofadas, quadros, dependendo do gosto de casa um.

  • Iluminação

A iluminação é um pouco como as cores, tipos de luz diferente fazem efeitos diferentes. Para mim luz quente (entre 2700k e 4000k) torna o ambiente mais acolhedor e agradável, enquanto que luz fria (entre 4000k e 6500k) inspira-me a ser produtiva. Depois há as luzes para efeitos específicos, por exemplos focos de luz para ler, velas ou candeeiros de sal para um efeito relaxante, luzinhas LED para decorar. 

Com soluções de domótica mais acessíveis, também é possível ter luzes onde dá para ajustar a intensidade, que se desligam automaticamente ou que se controlam pelo telemóvel. É uma área que eu não conheço, mas quero explorar. 

  • Peças chave

Se estão perdidos em relação estilos ou cores podem começar por uma peça de mobília ou de decoração de que gostem muito e construir o resto a divisão em torno dessa peça.

 

5. Concretizar o ambiente, respeitando o layout, a função da divisão e um orçamento

Enquanto que as etapas anteriores foram de preparação e conceptualização, este é o passo em que o imaginado se torna realidade. É o verdadeiro decorar. Isto pode passar por pintar, fazer alterações a moveis, comprar peças, pendurar quadros, mudar mil vezes o sitio de decorações, etc.

 

Qual o telemóvel mais ecológico?

Junho 30, 2020

Devido a contextos da vida tive de adquirir um telemóvel. Isto fez-me questionar um pouco sobre qual seria a escolha com menos impacto ambiental e mais alinhada com os meus valores. Fiz uma pequena lista (absolutamente nada científica) das diferentes opções para obter um telemóvel, por ordem de impacto ambiental.

1. Não ter telemóvel

Não ter telemóvel é sem dúvida a opção mais ecológica. Ao escolher não ter telemóvel, não se é responsável pelos recursos (materiais e humanos) utilizados para o produzir, nem pelo resíduo produzido quando o telemóvel deixa de ser útil. Uma opção muito ecológica, mas que não dá muito jeito para quem vive em sociedade.

2. Ter um telemóvel em segunda mão ou recondicionado

Ao adquirir um telemóvel já usado, não somos responsáveis pela existência dele. O telemóvel já existe, podemos prolongar a sua longevidade por mais uns anos/meses, tornando-o parte da nossa vida e adiando a data em que o telemóvel se torna num resíduo.

Um telemóvel recondicionado é um telemóvel usado, mas com a vantagem de ter sido inspecionado pelo comerciante e de (muitas vezes) ter garantia. O preço é mais baixo do que o de um modelo novo. Se quiserem saber um pouco mais, este artigo está bastante completo.

3. Comprar um Fairphone

A Fairphone é uma empresa que tem como missão produzir telemóveis justos e sustentáveis. Focam-se em procurar matérias primas de forma sustentável, defender os direitos dos trabalhadores ao longo da cadeia de produção e em criar telefones duradouros e fáceis de reparar. Esta é uma opção que tem um impacto positivo, porque a Fairphone está a mostrar ás outras marcas como é que a indústria pode ser reorganizada. 

4. Comprar um telemóvel novo e fazê-lo durar o mais possível

Para quem compra um telemóvel novo, a solução ecológica é fazê-lo durar o mais possível, de maneira a que passem muitos anos até que tenha de ser substituído.

 

Agora adivinhem, qual foi a opção que escolhi?

A minha rotina de pele IV

Maio 30, 2020

Este artigo não tem o intuito de ser exemplo para ninguém, serve apenas para documentar na internet como tenho andado a tratar a minha pele nos últimos meses. 

 

De manhã (quase) todos os dias

IMG_1866.jpg

Detox Gel Wash, Garnier Organic 

Lavar a cara faz parte do meu processo de acordar, portanto este foi o único passo que se manteve mais ou menos constante desde que vim para Portugal. Este gel tem um cheiro intenso, mas não desagradável, e não me deixa a pele ressequida. Comprei-o já depois de estar em Londres o que despoletou uma grande crise de saudades das farmácias francesas, de todas as opções que vi acabei por trazer este produto porque foi o que foi o que me pareceu menos mau.

 

Toleriane Ultra 8, La Roche-Posay

Este é o passo de hidratação da minha "rotina". Já uso este spray desde Novembro e, apesar dos aquecimentos e das mudanças bruscas de temperatura, a minha pele manteve-se razoavelmente hidratada durante o inverno. É muito fácil e agradável de usar (eu gosto muito de me borrifar) e a embalagem é reciclável. Acabei por comprar uma segunda embalagem em Portugal, mas fiquei indignada porque custa o dobro que em França.

 

Niacinamide 10% + Zinc 1%, The Ordinary

A seguir aplico duas ou três gotas de um sérum de niacinamida. No ano passado, por esta altura, estava a usar exatamente o mesmo sérum, acho que já usei pelo menos três embalagens deste produto nos últimos anos. Tenho a sensação de que quando uso produtos com niacinamida fico com uma pele com uma textura mais uniforme e com menos vermelhidões.

 

Sensitium Contour des Yeux, SVR

Escrevi aqui uma review sobre o produto, portanto não me vou alongar. Tenho andado a incluir este este passo na minha rotina, para ver se termino com o creme.

 

À noite de vez em quando

IMG_1869.jpg

 

Cleasing Balm, Botanics

Limpo a cara com um bálsamo que massajo na pele e depois removo-o com um paninho. Este bálsamo é completamente sólido, mas derrete-se ao ser massajado na pele. Gosto muito do processo de remover o bálsamo com um pano húmido quente, acho muito relaxante. Também sinto que com este passo de limpeza aquele sebo-no-nariz-que-não-são-pontos-negros quase desapareceu e a textura do meu nariz está muito mais lisa.

 

Detox Gel Wash, Garnier Organic 

Lavo a cara uma segunda vez com o mesmo gel que uso de manhã.

 

Glow Tonic, Pixi

Ensopo um algodão ou um bocado de papel higiénico com este tónico e espalho-o na cara. Sinceramente não estou a gostar deste ácido. Comprei-o porque houve uma altura em que a Caroline Hirons falava muito dele, mas deixa-me a a pele mais reativa e avermelhada no dia após a utilização. Vou usa-lo até ao fim, mas prefiro um ácido azeláico ou um ácido salicílico.

 

Quando sei que vou andar muito tempo ao sol

IMG_1872.jpg

 

Réflexe Solaire 50+, Avène

Um protetor que comprei o ano passado quando estava de férias porque tinha proteção elevada e era pequeno. Não sinto que me deixe a pele oleosa. Está quase a acabar.

 

Anthelios XL 50+ Stick, La Roche-Posay

Outro protetor que comprei em terras estrangeiras porque na altura estava a queimar os lábios de cada vez que apanhava um bocadinho de sol. Uso-o nos lábios, nas maçãs do rosto e na ponta do nariz.

 

Chapéu de palha

Porque não gosto mesmo nada de apanhar na sol na cara, e além dos protetores gosto de sombra na cara.

 

Como podem ver tenho andado com uma rotina de pele muito minimalista, para não dizer preguiçosa. Curiosamente a minha pele não está muito mal, mas acho que é principalmente devido ao ar puro do campo e à comida saudável que a minha mãe faz.

Se quiserem ler sobre rotinas de pele mais completas, podem ler o que escrevi em 2019, em 2018 e os princípios de base de como criar uma rotina de pele

Como nao ser uma lesma*

Maio 19, 2020

As primeiras semanas de confinamento não foram fáceis. Deixei Londres, voltei à aldeia para casa dos meus pais e pelo caminho torci um pé. Ainda para mais, em Março, passei duas semanas em exclusão social, mais ou menos entre a cama, a secretária e a sanita.

O mês de Abril começou mais ou menos do mesmo modo. Passei a ver algumas pessoas à distância, mas no geral continuei num modo de preguiça generalizada, o que começou a afetar o meu humor e a minha crença no sentido da vida. Tive de agir.

Para me incentivar a fazer coisas, fiz uma tabela no meu BuJo, com um quadrado para cada dia do mês de Abril, e cada quadrado dividido em quatro. Depois pensei em quatro áreas de atividade diferentes, que tivessem um impacto positivo na minha vida. Escolhi áreas generalista para poder ter várias opções e escolher o que me apetecesse fazer, ou o tempo permitisse, ou o que fosse mais urgente, em vez de me sentir obrigada a fazer a mesma atividade especifica todos os dias e depois perder a motivação e acabar por não fazer nada. Aloquei uma cor a cada área de atividade e cada dia colori um quadrado de acordo com o que fiz.

IMG_1703_blog.jpg

A primeira área de atividade que escolhi foi o exercício porque apesar de acreditar que os humanos são desenhados para se mexerem, o meu estilo de vida tornou-se extremamente sedentário e o exercício contribui muito para a melhoria do meu humor. Depois escolhi a criatividade, porque é uma área que descurei um pouco nos últimos anos que quero desenvolver. A terceira atividade escolhida foram ações produtivas; há uma série de pequenas tarefas que é preciso fazer para viver na sociedade e eu tenho tendência para as adiar o mais possível. Por último atividades que requeiram pensar; infelizmente o trabalho não me traz estimulação intelectual suficiente, portanto tenho de a encontrar de outra forma. 

Houve dias em que não consegui fazer uma atividade de cada. Houve dias em que só consegui dedicar alguns minutos a algumas atividades (células contornadas com cor). E, no dia 29 & 30 esqueci-me de colorir e depois já não me lembrava do que tinha feito. No verso da pagina da foto, fui escrevendo o que fiz em cada categoria.

IMG_1702_blog_LI.jpg

Com este método consegui motivar-me a fazer coisas e, como as fui registando, senti-me mais produtiva. Usar cores, surpreendentemente, também me motivou. Em Abril fui mais ativa. Andei a pé, fiz alongamentos em dias de chuva, andei de bicicleta, passei o cão, subi escadas quando era demasiado tarde para sair à rua, arranquei as ervas das batatas e pintei paredes. Em Abril expressei a minha criatividade. Escrevi dois artigos para o blog, escrevi uma carta e pintei a óleo, seguindo os tutoriais do Bob Ross, algo que já queria fazer há muito tempo. Em Abril fui produtiva. Tratei de uma série de pequenos assuntos que tinham de ser tratados, lavei tachos, fiz bolos, destralhei o quarto e organizei o computador. Em Abril usei o cérebro, principalmente para ler.

/

Em Maio estou a fazer algo ligeiramente diferente. Tenho feito exercício quase todos os dias, tenho pintado no fim de semana e voltei a ter um hábito de leitura regular. Portando, em vez continuar a fazer quatro atividades diferentes por dia, estou a implementar alguns hábitos novos que impactam a minha vida positivamente.

Os especialistas recomendam é implementar um único novo hábito durante 21 dias, mas eu (até agora) estou a focar-me em 3 hábitos diferentes. Não estou a tentar implementar tudo de uma vez e tornar-me uma pessoa diferente de um dia para o outro, porque acho que é insustentável e nunca funciona. Comecei por um hábito simples, e acrescentei novos hábitos gradualmente, à medida que me sentia preparada.

Como aprendi com a experiência de Abril que tomar nota do que faço todos os dias e utilizar cores é muito motivante, estou a utilizar a primeira pagina do mês de Maio para ir registando o meu progresso.

IMG_1701_blog.jpg

Comecei por um hábito fácil de implementar, que ocupa pouco tempo, e que requer pouca motivação. Desde o dia 4 de Maio, tenho feito os exercícios para a coluna que o osteopata me recomenda. Só demoro dois minutos, é bom para a minha postura e foi um hábito que tive durante muito tempo e que quero reestabelecer. Como comecei por algo muito simples, passados 3 dias já me sentia suficientemente à vontade para implementar um novo hábito.  

Desta vez, escolhi algo que tenho dificuldade em fazer consistentemente, mas que toda a gente diz que tem um impacto positivo na vida. Ligeiramente inspirada pela Desarrumada, decidi começar a ter uma pratica diária de “trabalho interior” ou atividades de “autoconsciência” ou de “desenvolvimento pessoal”.

Como de cada vez que tentei meditar diariamente falhei, decidi adotar a estratégia de Abril e, em vez de me tentar obrigar a meditar todas as noites, tenho 3 tipos de atividades dentro do mesmo género por onde escolher – escrever, meditar e respirar. Ainda posso acrescentar mais uma atividade à mistura, mas até agora ainda não senti necessidade de mais nada (deixem sugestões nos comentários). Cada noite posso escolher o sinto que é mais beneficial para mim, ou o que me parece requerer menos esforço. Assim, não estou a fazer coisas contrariada, só porque tenho de riscar mais um dia no calendário e a minha motivação tem-se mantido. Nas ultimas semanas escrevi sobre os meus sentimentos e sobre as muitas mudanças por que estou a passar; “tentei” meditar, umas vezes guiada pela aplicação Calm e outras sozinha; e fiz três sessões de respirar ou "breathwork", a primeira das quais me deixou ligeiramente pedrada (aqui esta o vídeo se quiserem experimentar). Demorei 6 dias sentir que este hábito estava suficientemente consolidado para acrescentar outro à mistura.

Para o terceiro hábito deste mês, escolhi de novo algo simples, mas que tenho andado a negligenciar. Beber água. Já é a terceira (1, 2) vez que falo de beber água neste blog, o que demonstra a importância que dou a este hábito e o quão facilmente deixa de fazer parte da minha vida.

É claro que bebo água e cacau e chá, mas ultimamente andava a sentir que os meus níveis de hidratação não eram ótimos e que algum do meu cansaço era devido à falta de água. O objetivo é beber duas garrafas de água (aproximadamente 75cl), todos os dias. Até agora já me apercebi que prefiro garrafas de vidro onde possa ver o nível de água, em vez da de alumínio que ando a usar. Idealmente encho a garrafa logo de manhã, para beber um pouco enquanto me preparo para o dia, mas que durante o resto da manhã não vale a pena forçar-me a beber muito, porque as duas chávenas de cacau que tomo são líquidos suficiente. Normalmente consigo atingir o objetivo antes de o dia de trabalho acabar.

Por enquanto são estes os 3 novos hábitos de Maio. Tenho mais alguns em mente, mas quero consolidada melhor beber 2 garrafas de água por dia antes de introduzir coisas novas. Gostei tanto do método que segui em Abril como do que estou a seguir este mês, e sinto que estou a usar o meu tempo de forma construtiva.

 

Acharam alguma destas técnicas interessantes? O que funciona para vocês?

 

*estou sem ideias para títulos

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D