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Ser Senhora

Esta é a história de como me tornei Senhora. Uma Senhora a sério.

Ser Senhora

Esta é a história de como me tornei Senhora. Uma Senhora a sério.

Guia de instalação num novo país/cidade

Janeiro 11, 2018

No seguimento do post Guia de como mudar de país/cidade.

 

Mais difícil do que dizer adeus a entes queridos e voar para um novo pais/destino, é todo o processo de enraizamento numa nova morada. Para saberem o que vos espera, e porque eu passei por isso recentemente aqui esta uma lista dos pontos que considero principais.

 

1. Encontrar casa

Ter um teto a que podemos chamar nosso é essencial para assentar num novo destino. Eu já partilhei algumas dicas no post anterior. Quero apenas acrescentar que ter pressa em encontrar casa pode resultar num sítio mais caro ou menos bom do que o originalmente previsto. Mas, de qualquer modo, é sempre possível mudar passados uns meses.

 

Nas duas situações em que movi de cidade com pouco tempo de antecedência, tive sorte e consegui alugar um apartamento em 3 dias.

 

2. Tornar a casa habitável

Mesmo que a casa esteja mobilada e "pronta a habitar" é sempre preciso comprar algumas coisas extra. Aqui esta a lista de coisas que considero essenciais e que comprei nesta ultima mudança:

1 lençol de banho

1 lençol + 1 édredon + 1 capa édredon + 1 almofada

1 tacho + 1 frigideira + 2 pratos + 3 talheres de cada + 1 colher de pau + 1 chávena

cabides + azeite + especiarias + sabão + papel higiénico

 

Apesar de haver muitos artigos para casa bonitos e fofinhos, tentei cingir-me a coisas essenciais e baratas. Consegui gastar apenas 15O€ e a almofada foi o item mais caro.

 

3. Fazer limpezas

Por favor digam-me que não sou a única maluca a fazer uma limpeza profunda a uma nova casa mesmo que ela pareça "limpa".  Isto inclui azulejos, portas, ventiladores, rodapés e, às vezes, paredes e tetos.

 

4. Encontrar atividades

Fazer atividades é uma boa forma de conhecer pessoas novas e de expandir horizontes para além da escola/trabalho. Podem começar por procurar aquilo que faziam na vossa terra de origem, ou então experimentar coisas totalmente novas.

 

Nas ultimas semanas experimentei (gratuitamente) uma aula de Crossfit, uma aula de Jiu-Jitsu Brasileiro, e uma aula de Kizomba. Também fiquei a conhecer os dois únicos bares desta terriola, visitei o monumento principal e fui a um museu. No futuro quero experimentar escalada, caminhadas a pé, esqui, bowling e conhecer a biblioteca.

 

5. Fazer amigos

Eu não sou a melhor pessoa para dar recomendações nesta área. O que eu tento fazer é expor-me ao maior numero de pessoas possível, socializar, e com sorte encontrar potenciais amigos.

 

Bons locais para conhecer pessoas novas são:

Boa sorte!

Review Serozinc

Janeiro 09, 2018

Produto

Serozinc, La Roche Posay (8.45€)

 

LP16440_big.png

Ingredientes

AQUA (99.15%)

SODIUM CHLORIDE (0.75%)

ZINC SULFATE (0.10%)

  

AQUA todos nós conhecemos e dispensa apresentações.

 

SODIUM CHLORIDE aka cloreto de sódio aka sal de cozinha. Outro ingrediente que dispensa apresentações que, no caso da cosmética, é utilizado como agente vinculante ou como espessante. A minha suposição (tendo em conta o meu muito limitado conhecimento de cosmética) é que o sal, em parte, ajuda a diminuir a oleosidade.

 

ZINC  SULFATE é utilizado para o tratamento do melasma (em concentrações de 10%)[1] e quando tomado sob a forma oral acelera a cicatrização[2]. No caso especifico do acne, a aplicação tópica de sulfato de zinco parece ter resultados irrelevantes[3][4].

 

A minha experiência

Já vou na segundo garrafa desta água milagrosa que a internet tanto clama. Se noto alguma diferença na minha pele? Não sei dizer. No entanto, gosto do sentimento luxuoso de me borrifar com água que custa 82 euros por litro*.

 

Em relação à composição, a minha análise leva-me a crer que o Serozinc não passa de água em spray, com ingredientes pouco efetivos.

 

Produtos alternativos

Sensibio Eau Dermatologique, Bioderma (9.81€)

Água de Uva Bio, Caudalie (11.28€)

Eau Florale de Rose Bio, Melvita (11.50€)

 

 

(*) Eu não paguei este preço. Depois de correr 4 farmácias diferentes encontrei uma garrafa a 5 euros, o que baixou o custo para a módica quantia de 33 euros por litro

 

[1] Sharquie K. E. (2008). Topical 10% Zinc Sulfate Solution for Treatment of Melasma

[2] Iyer, L. M., Burroughs, A. M., Anand, S., Souza, R. F., & Aravind, L. (2017). Polyvalent Proteins, a Pervasive Theme in the Intergenomic Biological Conflicts of Bacteriophages and Conjugative Elements.

[3] Cochran R., Tucker S., Flannigan S.  (1985). Topical Zinc Therapy for Acne Vulgaris.

[4] Sharquie K. E. (2008). Topical therapy of acne vulgaris using 2% tea lotion in comparison with 5% zinc sulphate solution

As Senhoras fazem Cóco

Janeiro 04, 2018

“Cagando estava a dama mais formosa,

E nunca se viu cu de tanta alvura”

- Bocage

 

 

Há uns tempos li um livro sobre o funcionamento e importância dos intestinos, cheio de anedotas interessantes e de factos que podem ser usados para desbloquear qualquer conversa de elevador. Apesar de não me lembrar de detalhes, há 3 lições que ficaram na minha memória e quero partilhar convosco.

 

I. Probióticos

O intestino esta populado por milhares de microrganismos que contribuem para o processo de digestão e que podem influenciar coisas tão variadas como inflamação sistémica, stress oxidativo, controlo glicémico, humor, acne, depressão, etc. As estripes e quantidade destes microrganismos são influenciadas pela nossa infância, hábitos alimentares e uso de antibióticos. Caso a nossa flora intestinal não seja ótima, é possível repopular o intestino utilizando probióticos.

 

Os probióticos nada mais são que microrganismos benéficos para os intestinos, encapsulados. As estripes mais vendidas e cujo efeito está mais estudado são os Lactobacilli e Bifidobacteria. Ao escolher um probiótico é importante considerar as estripes disponíveis, a concentração e a forma como estão encapsulados. Nalguns casos, a armazenagem ou transporte podem tornar os probióticos inviáveis.

  

A toma de probióticos tem apenas um senão, quando os probióticos deixam de ser tomados estes acabam por desaparecer do organismo.

 

II. Prebióticos 

Tão interessantes quanto os probióticos, mas menos célebres, são os prebióticos. De uma maneira simplista prebióticos são fibras não digeríveis que servem de "comida" para os microrganismos intestinais e podem melhorar a composição da flora intestinal. 

 

Os prebióticos podem ser consumidos através da alimentação ou de suplementos alimentares. Alimentos que contêm prebióticos incluem: raiz de chicória*, alcachofras, alho, alho francês, cebola, espargos e batatas/arroz cozidos e deixados arrefecer. Em relação a suplementos, o mais comum é sobre a forma de Inulin e encontra-se facilmente em lojas de suplementos online. A dose recomendada prebióticos para pessoas saudáveis é de 4 a 8 gramas por dia.

  

Eu tento tomar um copo de chicória dissolvida em água quente por dia. Como o sabor não é muito bom, misturo uma colher de sopa de chicória com uma colher de sopa de cacau e uma pitada de canela. Esta bebida tem aproximadamente 3gr de prebióticos. 

 

III. Posição de defecar

A forma ótima para defecar é numa posição agachada, bastante diferente da posição proporcionada pelos nossos tronos ocidentais. Ao defecar numa posição sentada, há um músculo que enlaça o reto e que o bloqueia, tornando necessário forçar para excretar. Pelo contrário, numa posição agachada este músculo deixa de servir de bloqueio, tornando o ato de excretar num exercício fluido.

 

Para quem não quer abdicar do conforto das sanitas modernas, mas quer usufruir dos benefícios de defecar numa posição anatomicamente correta, basta apenas colocar os pés num pequeno banco enquanto sentado na sanita. Este vídeo explica tudo:

 

 

Picture1.png 

 

Eu comprei o banquinho da imagem. É inacreditável, deixa de ser preciso fazer força para fazer cocó. Os dejetos fluem para forma do corpo auxiliados pela gravidade. Até o Momé, que no início achou o banco ridículo e inútil está convertido.

 

 

Concluído, para melhorar a saúde dos intestinos podemos tomar probióticos, comer prebióticos e defecar numa posição correta. Beber água e fazer exercício também também tem um impacto positivo.

 

Se me quiserem ajudar a enriquecer podem comprar o livro aqui

 

Boas cocózadas.

 

 

 

 

*Atenção ao escolher uma marca de chicória em pó, é sempre importante ler o rótulo e escolher a opção com maior percentagem de fibra.

Coisas Novas para Aprender em 2018

Janeiro 02, 2018

Ultimamente ando a achar que não faço nada de novo. Que passo demasiado tempo em frente ao computador e que a minha curiosidade pelo mundo diminuiu. Para contrariar este sentimento decidi compilar uma lista de coisas para aprender neste novo ano. Abri o Google, pesquisei "things to learn", "coisas para aprender" e escolhi o que me pareceu mais interessante. Aqui está a lista: 

 

  1. Algoritmos
  2. Aprender a aprender línguas depressa
  3. Árabe
  4. Canto
  5. Contar histórias de maneira interessante
  6. Decoração de interiores
  7. Desenhar
  8. Economia
  9. Esqui
  10. Estacionar em paralelo
  11. Excel
  12. Fazer auto-depilação às virilhas
  13. Fazer sombras com as mãos
  14. Fazer uma ligação direta
  15. Fotografia
  16. Identificar constelações
  17. Lembrar nomes de pessoas
  18. Maquilhagem
  19. Massagens
  20. Negociar
  21. Programar
  22. Psicologia
  23. Teatro
  24. Tricotar
  25. Xadrez
  26. Yoga

 

Para o primeiro trimestre de 2018 o meu objetivo é tentar o numero (9) e continuar a trabalhar o numero (11). No decorrer do ano espero voltar a esta lista e inspirar-me sobre coisas novas a aprender.

 

E vocês? Há algo novo que queiram aprender neste ano?

Pág. 2/2

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