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20
Fev18

Quaresma

Começou a quaresma. A igreja católica assinala o período de 40 dias que Jesus passou no deserto com recolhimento, reflexão e penitência. Citando uma igreja anónima: “A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola”.

 

Para as Senhoras que não são católicas, ou que acham que a vida é demasiado saborosa para fazer penitências e jejum, a quaresma não deixa de ser um período interessante para o desenvolvimento pessoal. É uma boa altura para testar limites, para implementar novos hábitos, doar mais, ou para desenvolver uma vida espiritual.

 

A quaresma é periodo um particularmente bom para tentar algo que nos torne melhores. É período definido, 40 dias é um período longo suficiente para levar a mudanças de comportamento, mas curto suficiente para ter um fim à vista. E, este ano, é suficientemente perto do ano novo para ainda nos lembrarmos das nossas resoluções.

 

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 Quarema motivador.

 

Desde criança que aproveito este período de 40 dias para me desafiar. Houve uma quaresma em que tentei angariar moedas para os pobres (o pobre era eu), outra em que me foquei em pintar as unhas e ter bom aspeto, outra ainda em que apaguei a minha conta de Facebook, e também houve uma quaresma em que deixei de comer açúcar.

 

Este ano decidi meditar.

 

Fiz o download da aplicação Headspace e, graças à minha empresa, tenho um mês de premium gratuito. O meu plano é usar a aplicação para meditar no caminho para o trabalho e meditar mais uma vez ao final do dia. Já sei que o mais difícil vão ser os fins de semana, mas o objetivo é fazer uma sessão de meditação assim que sair da cama.

 

Como podem ver pela frequência de publicações, na semana passada a minha disciplina não esteve ao máximo. Em 7 dias não meditei 2 vezes. Mas o importante é recomeçar e não desistir. O blog também ajuda porque quando publico algo a minha motivação aumenta muito.

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No inicio do ano passado, quando me comecei a interessar de novo por dermocosmética, fiz uma pesquisa sobre que ingredientes usar numa pele acneica e desidratada. Fiquei com uma ideia muito concreta do creme hidratante que a minha pele precisa, algo sem silicones nem óleos minerais (que agravam o acne) e com niacinamida e esqualeno (que promovem a hidratação).

 

E assim começou a procura de um creme perfeito. Pesquisei no Google, li fóruns, blogs e sites de reviews, esquadrinhei sites de marcas e não encontrei nada que satisfizesse os meus critérios. Até que um dia fui à farmácia da esquina, a atendente olhou para a minha pele e recomendou-me o SVR SENSIFINE. Olhei para os ingredientes e BAM! Correspondia a todos os meus critérios. 

 

Produto

SENSIFINE, SVR

 

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Ingredientes

Aqua (Purified Water)

Gossypium Herbaceum (Cotton) Seed Oil 6%

Squalane 5%

Corn Starch Modified

Glycerin

Niacinamide 2%

Tocopherol

1-2 Haxanediol

Acrylates C10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer

Ethylhexylglycerin

Sodium Hydroxide

Xanthan Gum

 

AQUA - dispensa apresentações

 

GOSSYPIUM HERBACEUM (COTTON) SEED OIL aka Óleo de Algodão – rico em vitamina E e Omega-3, reduz vermelhidões, hidrata, acalma, e melhora a aparência da pele

  

SQUALANE aka Esqualeno - oleo que é produzido pelo organismo. Penetra na pele rapidamente, hidrata e acalma

 

CORN STARCH MODIFIED aka Amido de Milho Modificado – mais parece um ingrediente de cozinha, mas neste caso funciona como veículo para os ingredientes ativos  

 

GLYCERIN aka Glicerina –  hidrantante

 

NIACINAMIDE aka Niacinamida – um dos dos poucos ingredientes de cosmética cujo efeito é suportado por estudos científicos. A niacinamida melhora a capacidade de hidratação da pele, a sua textura e regula a produção de sebo. Aqui está um artigo que explica o funcionamento da niacinamida em detalhe

 

TOCOPHEROL – uma forma de vitamina E (antioxidante) que protege a pele de stess ambiental e melhora a firmeza e acelera a cicatrização. Mais informação aqui.

 

1-2 HAXANEDIOL – solvente que liga água e óleo, impacta a textura do produto

 

ETHYLHEXYLGLYCERIN – conservante

 

SODIUM HYDROXIDE aka Soda Caustica – confesso que me assustei quando vi este ingrediente. É altamente irritante e serve para balancear o ph do creme. Como é o penúltimo ingrediente da lista tem uma baixa concentração no produto final. 

 

XANTHAN GUM aka Goma Xantana – melhora o tempo de prateleira e viscosidade do creme

 

A minha experiência 

Três embalagens depois posso dizer que gosto muito deste creme. Não é milagroso e não substitui uma rotina de pele completa, mas quando o uso sinto a pele confortável, mais uniforme e com menos vermelhidões.

 

Como podem ver é um creme com ingredientes que fazem efeito como a niacinamida, vitamina E, esqualeno e glicerina. A composição é bastante reduzida, apenas 12 ingredientes, sem silicones nem óleos minerais que que possa afetar negativamente uma pele sensível. A embalagem é outro ponto a favor, um híbrido entre uma bisnaga e um pump que faz com que o produto não entre em contacto com o ar e esteja sujeito a contaminações. O preço também é muito interessante, custa cerca de 13€ por 40 ml e é fácil de encontrar em farmácias francesas.

 

Produtos alternativos 

Eu até queria experimentar cremes novos, mas ainda não conheci nada que fosse equivalente. Se tiverem sugestões deixem um comentário!!

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Quase todos temos a aspiração de ser mais saudáveis, mas não basta ter uma firme resolução no início do ano, é preciso passar à ação. Como eu quero ter hábitos mais saudáveis decidi seguir o desafio que blog Functional Performance Training propôs para Janeiro: beber água.

 

De modo geral, quando quero implementar um novo hábito tento confiar o menos possível na minha motivação e força de vontade e, ao invés, focar-me em seguir um processo. Muito influenciada pelo Leo Babuta aqui está o meu processo de formação de hábitos:

 

1. Escolher num novo hábito

Beber água. Como sabem beber água é crucial para uma boa saúde. No longínquo ano de 2011 tinha escrito um post sobre o assunto, mas aqui está um artigo abrangente e científico que explica a importância da água no nosso organismo.  

 

2. Tornar o hábito num objetivo SMART

Transformei a intenção beber o água 2 objetivos SMART. Todos os dias, ao acordar, beber um copo de água. E, durante o dia, beber 1.5 litros de água.

 

3. Arranjar as ferramentas para atingir o objetivo, reduzindo as potencias desculpas

Comprei uma garrafa de vidro bonitinha com 75 cl. Assim encho a garrafa quando chego ao trabalho e esforço-me por para beber tudo até à hora de almoço. À tarde volto a encher a garrafa e bebo tudo até sair do trabalho.

 

4. Medir o sucesso ao implementar o objetivo

Para medir a minha taxa de sucesso, utilizei a aplicação Loop Habit e mantive um registo diário.

 

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Como podem ver pelos resultados, não consegui atingir os objetivos 100% dos dias. O mais difícil foi beber água de manhã e durante o fim de semana. Houve dias em que estava com pressa para sair, outros em que me esqueci, outros em que a água não sabia bem e, cumulativamente, no fim de semana nunca tenho tenho rotinas certas. Claramente o meu plano para as manhãs e fins de semana tem de ser melhorado, se tiverem ideias deixem um comentário.

 

Durante o mês de Fevereiro o desafio é: Comer proteína a todas as refeições.

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