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Fui a Portugal na Páscoa e a minha mãe, o meu irmão, a minha tia e a minha esteticista elogiaram a minha pele :) Devo estar a fazer alguma coisa de correto, portanto quero partilhar convosco a minha rotina de pele e os passos que tomei para a desenhar.

 

Comecei por fazer um auto diagnóstico. Aqui podem ler artigo de alguém que é muito mais educado no assunto que eu mas, de maneira resumida, a pele pode ser a ser classificada em 4 tipos (normal, seca, oleosa, mista) e 5 estados (desidratada, sensível, hiperpigmentada, envelhecida, acne, rosácea). Para complicar, cada zona do rosto pode ser de um tipo diferente e ter estados diferentes.

 

A minha pele é quase tudo. O tamanho dos meus poros na testa, nariz, queixo e bochechas é o sinal típico de pele oleosa nestas zonas. As linhas finas entre os poros são um sintoma de desidratação. Apesar dos meus esforços continuo a ter umas borbulhas de vez em quando. Começo a ter rugas nas zonas dos olhos. E, a cereja no topo do bolo, é a sensibilidade que se manifesta com a facilidade com que fico vermelha.

Screen Shot 2018-04-18 at 13.19.02.png 

Depois deste primeiro passo a identificar as os tipos e estados da minha pele comecei a pensar numa rotina. A minha fonte de informação foi a Caroline Hirons, tanto para saber que aspetos tratar primeiro como também para saber quais os diferentes passos e tipos de produtos que devem ser incluídos numa uma rotina de pele.

 

De acordo com a CH uma rotina de pele deve ter os seguintes passos: limpeza (dupla à noite), esfoliação, spray hidratante, creme de olhos, sérum/óleos, creme hidratante, protetor (apenas de manhã). Em relação aos problemas a tratar, a ordem de prioridade é a seguinte: sensibilidade > desidratação > oleosidade > acne.

 

Picture1.png

Icons daqui 

 

No próximo post falarei dos produtos que uso em casa fase da minha rotina de pele. Hoje quero apenas falar-vos de algumas mudanças que, apesar de não estarem diretamente relacionadas com a minha rotina de pele, me ajudaram a atingir uma tez mais elogiosa. 

 

Deixei de molhar a cara no chuveiro

Eu gosto de tomar banho com muito água quente e inevitavelmente molhava a cara, principalmente ao encher a boca de água (eu sei que é um hábito estranho). Como a água demasiado quente compromete a barreira da pele, decidi deixar este mau hábito. Simplesmente comecei a lavar os dentes antes do duche e deixei de molhar a cara no banho. A minha pele agradece. 

 

Deixei de comer lacticínios

Pode parecer estranho, mas os lacticínios interferem de maneira indireta com a produção de sebo e hormonal, o que pode resultar em acne. A explicação longa com referências cientificas está aqui

 

Deixei de usar produtos com silicone ou óleo mineral

O silicone (aka dimethiconecyclopentasiloxane, etc) e o óleo mineral (aka parafin, petrolatum, etc) podem obstruir os poros, e são dois ingredientes a ser evitados por pessoas com pele acneica. Já aqui narrei a minha difícil procura por um creme de rosto sem silicones. O que ainda não tinha partilhado é que também não uso cremes de corpo com silicones ou óleos minerais. O condicionador de cabelo também não contém silicones.

 

Amanhã publico um post com os produtos que uso em casa fase da minha rotina.

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