Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ser Senhora

Esta é a história de como me tornei Senhora. Uma Senhora a sério.

Ser Senhora

Esta é a história de como me tornei Senhora. Uma Senhora a sério.

A Minha Rotina de Pele III

Março 22, 2019

Há cerca de ano, escrevi um pouco sobre a minha rotina de pele, numa tentativa de fazer um sumário daquilo que aprendi nas minhas pesquisas sobre cosmética (com a ressalva de que há gente muito mais educada que eu na blogosfera portuguesa) e com os produtos que estava a utilizar na altura.

 

Apesar da base da minha rotina não ter mudado muito, e de continuar a ser baseada no artigo de 2018, os produtos que uso mudaram completamente. Porquê? Desejo de variedade. Não testo mil produtos por ano, espero até que um produto se acabe totalmente para por experimentar outro, mas mesmo assim consigo ir experimentando coisas novas.

20190321_214700.jpg

Limpeza

Foaming Cleanser, Cerave

 

Esta marca é um dos produtos de limpeza mais populares (ou falados) para peles acneicas. Claro que quando o vi na farmácia aqui da terra, a um preço simpático, decidi que ia ser o meu próximo gel de limpeza. Cumpre os meus principais critérios para um gel de limpeza, não têm tensioativos agressivos (SLS por exemplo) e tem um ph ácido (semelhante ao da pele). 

 

O único problema é que tem como ingredientes Phenoxyethanol, PEG-120 e Disodium EDTA. Ao que parece, de acordo com a aplicação Yuka, o primeiro é um potencial disruptor endócrino, irritante e potencial alérgeno. O segundo um irritante e o terceiro pode favorecer a passagem de alguns substancias através da barreira cutânea. Como este é um produto enxaguado, o PEG-120 e Disodium EDTA não me parecem muito preocupantes, mas o Phenoxyethanol deixa-me um pouco desconfortável. Como só descobri isto depois de comprar o gel, aliás já ia a meio, vou usa-lo até ao fim e ser mais cuidadosa quando comprar o meu próximo agente de limpeza.

 

Uso o Foaming Cleanser da Cerave todos os dias, de manhã e à noite.

 

Água

Atoderm SOS Spray, Bioderma

 

Borrifar é o passo mais luxuoso da minha rotina e também uma forma rápida e fácil de hidratar a pele. Principalmente se usarem águas com efeito extra hidratante, como esta da Bioderma (review aqui). Apesar de na altura não estar muito contente com o produto, agora, passados mais algumas semanas, noto que a minha pele está suave e repulpada na manhã seguinte à utilização. Como comprei 50ml estou quase a chegar ao fim, mas quero continuar a minha saga de testar àguas borrifantes que sejam extra hidratantes.

 

Uso o Atoderm SOS Spray da Bioderma à noite, quando não uso ácidos.

 

Ácido

Skinoren, ácido azelaico. 

 

Como continuo a ter tendência para acne, usar um àcido regularmente é fundamental para manter os pontos negros e brancos sobre controlo. O ano passado estava a usar ácido salicilico, desta vez decidi experimentar o ácido azelaico, que também é recomendado para quem tem acne. Como de costume, precisei de um tempo até que a minha pele se habituasse, e introduzindo-o lentamente na minha rotina. Comprei-o numa farmácia em Portugal, sem ser preciso receita médica. Como tudo o resto que eu possa escrever sobre ácido azelaico vai ser redundante, podem ir diretos a este artigo.

 

À data de hoje, uso o Skinoren - ácido azelaico, 3 vezes por semana (domingo, terça e quinta) à noite, logo após limpar pele.

 

Sérum

Sérum de Niacinamida, The Ordinary

 

O ano passado tinha mencionada que queria experimentar o sérum de niacinamida da The Ordinary. Este parece ser um dos poucos ingrediente que tem estudos científicos que comprovam a sua eficácia, notavelmente ao nível de regulação da produção de sebo e da ação anti-inflamatória. Comprei  o sérum na loja física de Deciem, porque em Janeiro fui a Londres (pela primeira vez!) e aproveitei para passar pela loja. Não sei se estou a experimentar os tais benefícios testados cientificamente, mas a minha pele tem um tom uniforme (nada de vermelhidões).

 

Uso o Sérum de Niacinamida da The Ordinary todos os dias, de manhã. Ponho uma goto na testa, uma em cada bochecha e depois espalho.

 

Creme Hidratante

Ultra Sensitive, Eurecin

 

Durante o ano passado, além do período curto em que utilizei creme do corpo também na cara, alternei entre dois cremes hidratantes, o Sensidiane da Noreva e o Sensifine da SVR. Este ano queria experimentar cremes novos, desde que cumprissem com os seguintes critérios: nada de silicones nem óleos minerais, para peles sensíveis e menos de 20 euros por embalagem. Encontrei o Eurecin na farmácia, e já vou na segunda embalagem. Este creme só tem estritamente necessário (13 ingredientes no total), mas vem numa embalagem de 50 ml que se gasta num instante. O creme não tem cheiros especiais (não há fragrâncias na composição), absorve rapidamente e nada mais tenho a dizer, que é o que eu pretendo de um creme hidratante.

 

Uso o Ultra Sensitive da Eurecin de manhã e à noite como ultimo passo da rotina. 

 

A minha rotina é mais ou menos isto:

 

 

 

AM

PM

Limpeza

Cerave

x

x

Ácido

Acido Azelaico

 

x (uso alternado)

Água

Bioderma

 

x (uso alternado)

Sérum

Niacinamida

x

 

Creme hidratante

Eurecin

x

x

 

Para motivar as pessoas que ainda não têm uma rotina de pele e usam a desculpa da falta de tempo, decidi cronometrar quantos minutos que demoro a completar a minha rotina da manhã e da noite. O resultado foi:

 

AM: 2 minutos e 24 segundos

PM: 2 minutos e 14 segundos (fica para domingo)

 

A desculpa da falta de tempo é pouco válida. De resto é como tudo na vida, é preciso ter vontade e gosto naquilo que se faz.

 

Fora da rotina mas que impactam a pele

Continuo a evitar todo o tipo de lacticínios. Continuo a tentar beber água suficiente (pelo menos 1 litro por dia, sem contar com outros líquidos). Continuo a não por a cara debaixo do chuveiro. E, por falta de ocasião, quase nunca uso maquilhagem.

 

Próximos passos

As outras coisas que devia implementar na minha rotina são exatamente as mesmas de que falei no post de 2018: creme de olhos e protetor solar.

 

Em relação ao creme de olhos, se calhar devia/precisava/está na hora de usar um creme de olhos, tenho algumas rugas à volta dos olhos, principalmente quando me rio. Eu sei que devia começar a tomar algumas ações para desacelerar o aparecimento de rugas, mas por preguiça, ainda não me dediquei a investigar o que é que faz um bom creme de olhos, que ingredientes devo evitar e quais devo procurar. Se tiverem sugestões agradeço.

 

Como uso ácidos regularmente, a minha pele está mais sensível e precisa de proteção solar. Mas, ainda não estou totalmente convencida, porque o sol não abunda por estes lados e a vitamina D é me muito preciosa (este inverno foi tão mau que tive de tomar um suplemento prescrito para combater a tristeza invernal). Como ainda não percebi a relação o protetor solar e a absorção de vitamina D, vivo num sitio com 1800 horas de sol por ano (por comparação, Portugal tem em média 3200 horas de sol por ano), e passo a maior parte dos dias dentro de edifícios acho que o risco para a minha pele não é assim tão grande. O fator preguiça também entra aqui, se usar protetor tenho que começar a fazer double cleansing, coisa que não me apetece nada.

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2011
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D