Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



“Cagando estava a dama mais formosa,

E nunca se viu cu de tanta alvura”

- Bocage

 

 

Há uns tempos li um livro sobre o funcionamento e importância dos intestinos, cheio de anedotas interessantes e de factos que podem ser usados para desbloquear qualquer conversa de elevador. Apesar de não me lembrar de detalhes, há 3 lições que ficaram na minha memória e quero partilhar convosco.

 

I. Probióticos

O intestino esta populado por milhares de microrganismos que contribuem para o processo de digestão e que podem influenciar coisas tão variadas como inflamação sistémica, stress oxidativo, controlo glicémico, humor, acne, depressão, etc. As estripes e quantidade destes microrganismos são influenciadas pela nossa infância, hábitos alimentares e uso de antibióticos. Caso a nossa flora intestinal não seja ótima, é possível repopular o intestino utilizando probióticos.

 

Os probióticos nada mais são que microrganismos benéficos para os intestinos, encapsulados. As estripes mais vendidas e cujo efeito está mais estudado são os Lactobacilli e Bifidobacteria. Ao escolher um probiótico é importante considerar as estripes disponíveis, a concentração e a forma como estão encapsulados. Nalguns casos, a armazenagem ou transporte podem tornar os probióticos inviáveis.

  

A toma de probióticos tem apenas um senão, quando os probióticos deixam de ser tomados estes acabam por desaparecer do organismo.

 

II. Prebióticos 

Tão interessantes quanto os probióticos, mas menos célebres, são os prebióticos. De uma maneira simplista prebióticos são fibras não digeríveis que servem de "comida" para os microrganismos intestinais e podem melhorar a composição da flora intestinal. 

 

Os prebióticos podem ser consumidos através da alimentação ou de suplementos alimentares. Alimentos que contêm prebióticos incluem: raiz de chicória*, alcachofras, alho, alho francês, cebola, espargos e batatas/arroz cozidos e deixados arrefecer. Em relação a suplementos, o mais comum é sobre a forma de Inulin e encontra-se facilmente em lojas de suplementos online. A dose recomendada prebióticos para pessoas saudáveis é de 4 a 8 gramas por dia.

  

Eu tento tomar um copo de chicória dissolvida em água quente por dia. Como o sabor não é muito bom, misturo uma colher de sopa de chicória com uma colher de sopa de cacau e uma pitada de canela. Esta bebida tem aproximadamente 3gr de prebióticos. 

 

III. Posição de defecar

A forma ótima para defecar é numa posição agachada, bastante diferente da posição proporcionada pelos nossos tronos ocidentais. Ao defecar numa posição sentada, há um músculo que enlaça o reto e que o bloqueia, tornando necessário forçar para excretar. Pelo contrário, numa posição agachada este músculo deixa de servir de bloqueio, tornando o ato de excretar num exercício fluido.

 

Para quem não quer abdicar do conforto das sanitas modernas, mas quer usufruir dos benefícios de defecar numa posição anatomicamente correta, basta apenas colocar os pés num pequeno banco enquanto sentado na sanita. Este vídeo explica tudo:

 

 

Picture1.png 

 

Eu comprei o banquinho da imagem. É inacreditável, deixa de ser preciso fazer força para fazer cocó. Os dejetos fluem para forma do corpo auxiliados pela gravidade. Até o Momé, que no início achou o banco ridículo e inútil está convertido.

 

 

Concluído, para melhorar a saúde dos intestinos podemos tomar probióticos, comer prebióticos e defecar numa posição correta. Beber água e fazer exercício também também tem um impacto positivo.

 

Se me quiserem ajudar a enriquecer podem comprar o livro aqui

 

Boas cocózadas.

 

 

 

 

*Atenção ao escolher uma marca de chicória em pó, é sempre importante ler o rótulo e escolher a opção com maior percentagem de fibra.

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Rui Tavares a 17.07.2018 às 17:58

Ando a pesquisar bastante por probioticos e fico contente de saber que ha cada vez mais gente a informar-se sobre os seus beneficios.

Comentar post



Pesquisar

Pesquisar no Blog

Arquivo

  1. 2018
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ
  14. 2017
  15. JAN
  16. FEV
  17. MAR
  18. ABR
  19. MAI
  20. JUN
  21. JUL
  22. AGO
  23. SET
  24. OUT
  25. NOV
  26. DEZ
  27. 2016
  28. JAN
  29. FEV
  30. MAR
  31. ABR
  32. MAI
  33. JUN
  34. JUL
  35. AGO
  36. SET
  37. OUT
  38. NOV
  39. DEZ
  40. 2015
  41. JAN
  42. FEV
  43. MAR
  44. ABR
  45. MAI
  46. JUN
  47. JUL
  48. AGO
  49. SET
  50. OUT
  51. NOV
  52. DEZ
  53. 2014
  54. JAN
  55. FEV
  56. MAR
  57. ABR
  58. MAI
  59. JUN
  60. JUL
  61. AGO
  62. SET
  63. OUT
  64. NOV
  65. DEZ
  66. 2013
  67. JAN
  68. FEV
  69. MAR
  70. ABR
  71. MAI
  72. JUN
  73. JUL
  74. AGO
  75. SET
  76. OUT
  77. NOV
  78. DEZ
  79. 2012
  80. JAN
  81. FEV
  82. MAR
  83. ABR
  84. MAI
  85. JUN
  86. JUL
  87. AGO
  88. SET
  89. OUT
  90. NOV
  91. DEZ
  92. 2011
  93. JAN
  94. FEV
  95. MAR
  96. ABR
  97. MAI
  98. JUN
  99. JUL
  100. AGO
  101. SET
  102. OUT
  103. NOV
  104. DEZ
  105. 2010
  106. JAN
  107. FEV
  108. MAR
  109. ABR
  110. MAI
  111. JUN
  112. JUL
  113. AGO
  114. SET
  115. OUT
  116. NOV
  117. DEZ