Cápsula Outono 2019
Outubro 04, 2019
Tudo começou no início de 2017 quando decidi que tinha de otimizar a forma como me visto para o trabalho e escrevi pela primeira vez sobre a minha cápsula. Em 2018 voltei a escrever o assunto e, em 2019, aqui estou de novo. Podem parecer muitos artigos sobre um tópico limitado, mas escrever sobre a forma como me visto ajuda-me a refletir sobre a imagem que quero transmitir, a roupa que uso no dia a dia e motiva-me para fazer compras de forma propositada.
Este outono, além de falar das peças que tenho e quero comprar, decidi ter uma abordagem diferente e explicar o processo pelo qual crio a minha cápsula.
1. A minha vida
Comecei por perceber onde passo o meu tempo enquanto estou acordada e que tipo de roupa preciso de vestir para cada situação.
Para fazer desporto tenho um guarda roupa separado. Consiste em: soutiens de desporto + t-shirts + leggings + sapatilhas. Dependendo do desporto tenho alguma roupa especializada (kimono, calças de equitação, fato de banho e touca, etc).
Em casa tenho um uniforme. Varia consoante a temperatura dentro do apartamento. Quando está calor (no verão e assim que o aquecimento central é ligado) uso t-shirts largas que já viram melhores dias + calções. Quando está frio uso leggings de algodão + camisolas de manga comprida. Uma coisa que não muda, independentemente da estação, são crocs, com ou sem meias.
O fim de semana é aquela altura em que eu gostava de me vestir de forma cool e ir a sítios. A minha roupa não é tão cool quanto gostaria, e não vou a tantos sítios fixes quanto gosto de imaginar. Em relação à roupa já comecei a recolher inspirações para afinar o meu sentido de estilo fora-do-trabalho. Em relação a ir a sítios, a partir de janeiro vou ter mais sítios fixes para visitar, só vou precisar de vontade para sair de casa.
Por último, o local onde passo quase metade da minha vida, é o trabalho (incluindo deslocações ida/volta + horas de almoço). O dress code é bastante relaxado, mas mesmo assim eu gosto de estar apresentável e semi-formal. Como a roupa de trabalho é aquela em que passo mais tempo a minha cápsula de outono (e este artigo) vai ser pensado do ponto de vista desta cápsula.
2. Inspiração
Vivo numa cidade pequena. Além dos adolescentes-fashionistas-versão-poliéster, ninguém se importa com o que tem vestido. Aliás, dá para perceber quando alguém não é da cidade só pela forma como se vestem. No escritório é parecido, as pessoas vestem-se mais ou menos como lhes apetece e na minha secção há apenas 4 pessoas que se vestem de forma interessante.
Como não tenho inspiração na vida real, utilizei a internet. Fui vendo Youtube, lojas online, fiz pesquisas no Pinterest, espreitei o Instagram... Há medida que via coisas que me interessavam, fui guardando tudo num board do Pinterest.
Deixo-vos duas sugestões de vídeos:
FASHION TRENDS FALL-WINTER 2019-2020 & how to wear them ǀ Justine Leconte
3. Cores
Há uns anos percebi que a forma de ter tudo a combinar é usar poucas cores. Desde então as minhas cores base são preto + cinzento + branco + azul (em todos os tons) e algum vermelho vivo. Tudo em peças de cor única, sem padrões (salvo muito raras exceções) e sem logótipos.
eu a tentar ser artística
Para este outono, vou utilizar preto + cinzento + branco + bege + azul + vermelho, e talvez incorpore uma peça verde, se tiver a certeza que não vai causar demasiada interferência com o resto das cores da minha cápsula.
Explicando o verde, desde o verão que comecei a sentir uma atração estranha pelo verde. Eu que já em 2013 dizia que não gostava de verde, de repente, comprei um vestido verde esmeralda que realça a cor dos meus olhos. A minha ideia foi que ao comprar um vestido, como é uma peça única, não preciso de tentar fazer combinações com o resto das cores do meu guarda-fatos.
4. Pensar na roupa que preciso
Trabalho 5 dias por semana. Em número de peças preciso: 2 pares de calçado; 5 calças; 1 saia de inverno; 3 camisolas de malha; 2 camisas de algodão; 2 camisas de seda (ainda em modo experimental); 2 casacos de escritório; 4 casacos de rua.
Ora aqui está a bela da tabela que também estava presente nos meus outros artigos sobre cápsulas.
No total são 21 peças que dão para 43 combinações diferentes. Significa que só preciso de repetir combinações a cada mês e meio. Também significa não preciso de repetir cada conjunto mais do que duas vezes, porque daqui em janeiro vou ter de atualizar a minha cápsula para roupa mais invernosa.
5. Olhar para o que já tenho
Depois de esta parte conceptual passei ao meu guarda roupa. Pus as roupas de verão para lavar e abri as arcas do tesouro com a minha roupa de outono-inverno.
Houve alguma roupa que deixei arrumada, porque é demasiado quente para as temperaturas que ainda se sentem. Avaliei a roupa de outono que tenho, e apenas não gostei de umas calças. Estão bastante usadas e quase a romper em vários sítios, portanto achei melhor pô-las na reciclagem.
Conclusão: tenho 3 calças + 3 camisas + 3 camisolas de malha + 5 casacos e 1 par de botas.
6. Lista de compras
Preciso de comprar (assinalado a azul na tabela):
- 2 pares de calças largas
- 1 saia de inverno
- 1 camisa de algodão
- 1 casaco de escritório
- 1 sapatos de inverno
As coisas verdadeiramente urgentes para comprar são as calças porque 3 partes de baixo não são suficientes para eu andar convenientemente vestida no trabalho. O resto quero comprar lentamente, à medida que forem aparecendo promoções, e que eu tenha a certeza de que preciso mesmo da roupa adicional.
7. Fotos
Porque uma "alma penada" me pediu fotos (que orgulho, tenho leitores que me pedem coisas), decidi ativar um Instagram para o blog e todos os dias durante o mês de Outubro tirar uma foto da roupa que usei para o trabalho.
Ficam avisados. As fotos são más. Não mostro a cara. Não sei fazer poses. Não passo a ferro. Sou completamente iniciante nesta vida do Instagram e tenho muito, mesmo muito, a aprender e a melhorar. Por favor sejam bondosos em relação ao meu Insta.
Além publicar fotos, vou apontar o que gosto e o que não gosto de cada conjunto, pedir sugestões e afinar a roupa que ainda tenho que comprar para melhorar esta cápsula.
Aqui esta o link: https://www.instagram.com/sersenhora/
O nome é: sersenhora