Como Arrumar Muitas coisas numa Casa Pequena
Janeiro 25, 2019
Não dá. É impossível. Desengane-se quem pensa que sim. As coisas multiplicam-se por todo lado, espalham-se como uma erva-daninha-dos-apartamentos, enquanto que as casas (infelizmente) não esticam. Eu sei, vivo em 36m2 juntamente com o Momé e as tralhas de ambos. No inicio ia dando em maluca. Com o tempo, a situação ficou um pouco mais sob controlo, por isso decidi partilhar convosco as minhas técnicas.
Destralhar
O primeiro passo para arrumar muitas coisas numa casa pequena (ou de qualquer outro tamanho) é mandar fora as coisas inúteis. Às vezes não é fácil, é preciso objetividade, desapego e perceber que é preciso pouco para ter uma vida confortável e de muito poucos objetos materiais para ter uma hipótese de ser feliz.
Para quem ainda não desenvolveu o hábito de destralhar e precisa de inspiração/motivação, sugiro ler o livro, ou a série do Netflix, "Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida" (The Life Changing Magic of Tyding Up) da Marie Kondo. É uma boa introdução ao minimalismo, nele é sugerido que apenas devemos manter nas nossas vidas o que nos traz alegria. Além deste livro há vários blogs portugueses que abordam o tema (incluindo o meu), e um grupo no Facebook. Para quem esta à vontade com o inglês sugiro este subReddit.
Arrumar
Caixas
Eu gosto muito de caixas, tanto que o meu gosto por caixas é objeto de piadas. Gosto de caixas porque são uma forma barata de criar espaços de arrumação, agrupam várias coisas num só local e impõem um limite rígido de espaço a ser ocupado. Para conseguir ter o meu apartamento organizado e arrumado utilizo caixas de plástico, caixas de sapatos, caixas reutilizadas, e uma espécie de caixas para por debaixo da cama.
Gosto particularmente das caixas de plástico transparente porque deixam ver o que esta lá dentro, são facilmente transportáveis e dão um ar de ordem. Tenho 3 caixas grandes, duas onde guardo guardo a minha roupa fora de estação e uma para os utensílios de cozinha que uso menos de uma vez por semana. De maneira semelhante, como não tenho nenhum móvel na casa de banho, guardo tudo numa caixa transparente que coloco na prateleira acima da sanita. Também tenho outra caixa mais pequena com a maquilhagem, que guardo na entrada. Duas caixas para itens deste tipo chega e, quando deixam de fechar, é sinal que está na hora de destralhar.
Tenho uma caixa de sapatos onde guardo pequenas coisitas de "escritório" que estavam espalhadas pelas prateleiras. Assim está tudo junto e só tenho que abrir a caixa e voltar a pô-la no lugar. E também tenho uma caixa de metal, reutilizada, onde guardo todos os meus chás.
Para ter arrumação extra comprei estas espécie-de-caixas-para-por-debaixo-da-cama do Ikea, só tenho pena que a cama seja demasiado baixa e que as caixas não caibam. Tenho-as ao alto, para fazer a separação entre a área da tralha e o resto da casa.
Malas de viagem
As malas de viagens têm de ser guardadas nalgum lado, portanto mais vale guarda-las cheias de coisas.
Na mala de mão tenho o meu material para hobbies desportivos (natação, caminhadas, roupa de ski, jiu jitsu), na mala de porão tenho um saco de cama e algumas camisolas de manga comprida. Tenho também um saco a tiracolo onde guardo o material de campismo.
Sacos
Quem nunca usou sacos de plástico para arrumar coisas? São feios, mas económicos e agrupam varias coisas no mesmo lugar. Eu confesso que tenho alguns sacos de coisas variadas que guardo debaixo da cama.
A versão chique dos sacos de plástico são os sacos de vácuo. São sacos que se ligam ao aspirador para "sugar" o ar e ficarem sem volume. Eu já usei para guardar roupa e edredons. É preciso ter atenção porque com o tempo (especialmente se forem mais baratos aka da Primark) voltam a encher-se de ar .
Separadores
Tenho separadores dentro das gavetas, que comprei na Primark. Em vez de ter uma confusão de coisas aos montes tenho cada categoria no seu separador. Uso uns separadores do mesmo conjunto na cozinha, para separar as batatas das cebolas & alhos.
Cestos
Não tenho nenhum mas acho que são bonitos, e podem funcionar como elemento decorativo ao mesmo tempo que servem de arrumação.
E volto a reforçar, por muitos sistemas de arrumação que se tenha, a melhor solução é parar de comprar/aceitar coisas inúteis e destralhar aquilo que já não faz sentido na nossa vida.