Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Guia de como ser Senhora

Esta é a história de como me tornei senhora. Uma senhora a sério.

Guia de como ser Senhora

Esta é a história de como me tornei senhora. Uma senhora a sério.

Guia de instalação num novo país/cidade

11.01.18, marttokas

No seguimento do post Guia de como mudar de país/cidade.

 

Mais difícil do que dizer adeus a entes queridos e voar para um novo pais/destino, é todo o processo de enraizamento numa nova morada. Para saberem o que vos espera, e porque eu passei por isso recentemente aqui esta uma lista dos pontos que considero principais.

 

1. Encontrar casa

Ter um teto a que podemos chamar nosso é essencial para assentar num novo destino. Eu já partilhei algumas dicas no post anterior. Quero apenas acrescentar que ter pressa em encontrar casa pode resultar num sítio mais caro ou menos bom do que o originalmente previsto. Mas, de qualquer modo, é sempre possível mudar passados uns meses.

 

Nas duas situações em que movi de cidade com pouco tempo de antecedência, tive sorte e consegui alugar um apartamento em 3 dias.

 

2. Tornar a casa habitável

Mesmo que a casa esteja mobilada e "pronta a habitar" é sempre preciso comprar algumas coisas extra. Aqui esta a lista de coisas que considero essenciais e que comprei nesta ultima mudança:

1 lençol de banho

1 lençol + 1 édredon + 1 capa édredon + 1 almofada

1 tacho + 1 frigideira + 2 pratos + 3 talheres de cada + 1 colher de pau + 1 chávena

cabides + azeite + especiarias + sabão + papel higiénico

 

Apesar de haver muitos artigos para casa bonitos e fofinhos, tentei cingir-me a coisas essenciais e baratas. Consegui gastar apenas 15O€ e a almofada foi o item mais caro.

 

3. Fazer limpezas

Por favor digam-me que não sou a única maluca a fazer uma limpeza profunda a uma nova casa mesmo que ela pareça "limpa".  Isto inclui azulejos, portas, ventiladores, rodapés e, às vezes, paredes e tetos.

 

4. Encontrar atividades

Fazer atividades é uma boa forma de conhecer pessoas novas e de expandir horizontes para além da escola/trabalho. Podem começar por procurar aquilo que faziam na vossa terra de origem, ou então experimentar coisas totalmente novas.

 

Nas ultimas semanas experimentei (gratuitamente) uma aula de Crossfit, uma aula de Jiu-Jitsu Brasileiro, e uma aula de Kizomba. Também fiquei a conhecer os dois únicos bares desta terriola, visitei o monumento principal e fui a um museu. No futuro quero experimentar escalada, caminhadas a pé, esqui, bowling e conhecer a biblioteca.

 

5. Fazer amigos

Eu não sou a melhor pessoa para dar recomendações nesta área. O que eu tento fazer é expor-me ao maior numero de pessoas possível, socializar, e com sorte encontrar potenciais amigos.

 

Bons locais para conhecer pessoas novas são:

Boa sorte!