Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Guia de como ser Senhora

Esta é a história de como me tornei senhora. Uma senhora a sério.

Guia de como ser Senhora

Esta é a história de como me tornei senhora. Uma senhora a sério.

Parar de perder tempo - Parte 1

18.01.18, marttokas

Quero perder menos tempo sentada no sofá a olhar para coisas inúteis na internet. Quero perder menos tempo a tomar decisões que no final têm um impacto marginal na minha vida. Quero para de desperdiçar tempo e passar a investi-lo. Quero investir o meu tempo nas pessoas que gosto, a aprender, a descobrir o sitio onde vivo, a ler, a escrever no blog e a ser produtiva.

 

Para fazer uma análise precisa sobre onde ando a desperdiçar o meu tempo quando estou na internet, instalei uma série de apps que rastream os sites visitados e o tempo passado em cada um deles. A única app de que gostei foi o Webtime Tracker, fonte do gráfico que partilho com vocês.

Screen Shot 2018-01-19 at 00.04.41.png

Facebook 15%

Há dois anos apaguei o Facebook durante 40 dias. A minha produtividade aumentou e não senti que me faltasse algo. Passado o período de abstinência curei-me quase completamente do vício. Eu pensava que fazia um uso esporádico, até porque não não tenho a app do Facebook instalada no telemóvel, mas 4 horas em 15 dias é demais.

 

Quero usar o Facebook de forma mais consciente, mas ainda não deliniei nenhuma estratégia concreta (aceitam-se sugestões). 

 

9gag 10%

Não há desculpas. Este site é um completo desperdício de vida. Como não confio na minha força de vontade usei o StayFocused e bloqueei o site. Aproveitei e bloqueei também o Buzzfeed (1.85% de tempo desperdiçado).

 

Sapo + Reddit + Google + Youtube + Solarmovies  22%

Estes são sites produtivos. Uso o Sapo para o blog, o Reddit e o Google para aprender coisas novas, o Youtube para ouvir música e o Solar Movies para ver filmes/séries de maneira legalmente duvidosa. Como cada um destes sites ocupa uma pequena parte do meu tempo, por enquanto não estou preocupada.

 

Feedly 3.5%

Fiquei surpreendida por este site não estar entre os primeiros, mas a verdade é que uso mais o Feedly no telemóvel que no computador. Mesmo assim otimizei os tempo que passo a ler neste site. Primeiro refleti sobre o porque da minha lista de blogs.

 

           Motivo 1: para me entreter

           Motivo 2: para aprender coisas novas e explorar novos tópicos

 

Penso que o motivo 1 seja evidente, mas quero explicar melhor o motivo 2. Por exemplo, quando quero aprender sobre dermocosmética, ou aperfeiçoar a forma como me visto, ou motivar-me a fazer exercício, começo a seguir alguns blogs sobre o assunto. Assim, estou diariamente exposta aos assuntos que me interessam e é uma forma fácil e pouco intensa de aprender coisas novas.

 

Comecei por reorganizar os marcadores no Feedly nas categorias Beleza / Blogues / Comics / Exercício / Estilo de Vida / Teste. Depois analisei cada blog de forma crítica, removi os que deixaram de ser relevantes e organizei os restantes nos marcadores apropriados. 

 

 

Por enquanto estas foram as ações que tomei. Vou continuar com o Webtime Tracker ativado e daqui a uns meses volto a analisar onde ando a perder tempo.

 

E vocês, caros cinco leitores? Alguma vez fizeram um exercício semelhante? Contem-me!

 

Algures na próxima semana publicarei a continuação deste post em como otimizei o meu tempo offline.